PROGNÓSTICO

Onda de frio fora de época deve provocar chuva congelada no RS

O prognóstico aponta frio intenso e tempo instável no Rio Grande do Sul nos próximos dias.

Compartilhe:
frio
Foto: Alex Rocha/PMPA

 

A previsão aponta que teremos um onda de frio fora de época na próxima semana na Região Sul do país.

Segundo a Climatempo, com o avanço da onde de frio, pode ter até ocorrência chuva congelada ao longo da próxima terça-feira (1), na Serra gaúcha. Também há possibilidade do fenômeno na Serra e no Planalto de Santa Catarina.

Conforme a Climatempo, o frio mais intenso será na quarta-feira (2), com temperaturas que pode ser negativas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O prognóstico aponta que uma frente fria passa na Região Sul do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, e com um ciclone extratropical na costa da Região Sul, vai trazer a umidade constante do mar para o continente, e os fortes correntes de vento, provocando a entrada de uma forte onda de frio.

“A explicação para esse frio fora de época, tem relação sim com o fenômeno La Niña , que ajuda nas ocorrências do frio tardio pelo Brasil, além do aquecimento global ou mudanças climáticas, onde o planeta terra tenta entrar em equilíbrio, o que contribui a ter frios extremos, em curto período, distribuídos pelo planeta”, salientou a Climatempo.

De acordo com o prognóstico da Climatempo, o tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir da tarde desta quarta (26).

Entre amanhã até o começo de novembro estão previstas a passagem de duas frentes frias pelo território gaúcho. Além de chuva, há risco de temporais isolados pelo Rio Grande do Sul nesta quarta.

As atualizações ocorrerão durante as previsões do tempo ou durante os alertas da Defesa Civil ou do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


Compartilhe: