Novo ataque russo em Zaporíjia, na Ucrânia, mata ao menos 13 civis

A região vive intensos combates há semanas, com os russos controlando parte de áreas civis.

Um ataque com mísseis russos em uma área residencial de Zaporíjia, na Ucrânia, deixou ao menos 13 mortos e 60 feridos neste domingo (9), informou a polícia regional por meio de suas redes sociais. Horas antes, o governo de Kiev havia falado em 17 vítimas, mas reviu os números oficiais.

Ainda conforme as autoridades, há crianças entre os que faleceram e também entre os feridos. Ao todo, teriam caído nove mísseis S-300 e X-22 em bairros residenciais da cidade que fica ao sul da Ucrânia e que teve parte anexada unilateralmente por Moscou na última semana.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os responsáveis pelo bombardeio “devem responder por suas ações”. “Absoluta mesquinhez. Maldade absoluta. Selvagens e terroristas. Desde quem deu as ordens até quem as cumpriu: serão eles que assumirão a responsabilidade”, disse o mandatário.

A região homônima de Zaporíjia vive intensos combates há semanas, com os russos controlando parte de áreas civis. O governo de Moscou ainda não se pronunciou.