Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega, em Porto Alegre

Outros dois livros haviam sido furtados. O original em 2007, e um substituto há sete anos

Compartilhe:

A Prefeitura de Porto Alegre instalou, nesta sexta-feira (7) um novo livro de bronze junto à estátua de Carlos Drummond de Andrade na Praça da Alfândega, no Centro da cidade. A escultura fica ao lado da figura do poeta gaúcho Mario Quintana. Juntas, as duas esculturas formam o “Monumento à Literatura”.

Outros dois livros haviam sido furtados. O original em 2007, e um substituto há sete anos. A partir do último roubo, a escultura de Drummond estava sem a peça.

O novo livro é de autoria do escultor uruguaio Mario Cladera, radicado em Porto Alegre, e pesa oito quilos. O material foi soldado e recebeu reforço com dois pinos de aço.

Para evitar novos roubos, a Prefeitura afirma que a Guarda Municipal já vem reforçando o patrulhamento na região visando o combate à criminalidade. A Praça da Alfândega é tida como um dos pontos estratégicos na região Central.

A iniciativa de repor o livro foi possível por meio da parceria que a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa mantém com o Sinduscon-RS para revitalizar monumentos históricos de Porto Alegre, como já ocorreu com o Monumento do Laçador, na Zona Norte.

A reposição do livro ocorreu a tempo da 68ª Feira do Livro, que ocorrerá entre 28 de outubro e 15 de novembro e deve movimentar a Praça da Alfândega com as comemorações dos 250 anos da Capital.

 


Compartilhe: