DE VOLTA AO PLANALTO

Lula é eleito para terceiro mandato em disputa apertada

O candidato do PT (Partido dos Trabalhadores), venceu o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL (Partido Liberal), em uma disputa acirrada

Compartilhe:

Após treze anos, Luiz Inácio Lula da Silva volta a ser presidente do Brasil. O candidato do PT (Partido dos Trabalhadores), venceu o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL (Partido Liberal), na disputa mais acirrada para o cargo desde a redemocratização.

Às 19h10, Datafolha já apontava vitória do petista. A confirmação do resultado veio às 19h56. Neste momento, 98,81% das urnas haviam sido computadas, com 50,83% dos votos dirigidos a Lula 49,17 % a Bolsonaro

O início da apuração teve vantagem de Jair Bolsonaro. O atual presidente esteve na liderança até próximo das 18h45, até que veio a virada de Lula.

Uma vez eleito, Lula toma posse no dia 1º janeiro de 2023. Até lá, os últimos meses do ano serão ainda de mandato de Jair Bolsonaro.

História

Luiz Inácio Lula da Silva começa no ano que vem seu terceiro mandato como presidente do País. Natural de Garanhuns, interior de Pernambuco, Lula foi o mandatário brasileiro de 2003 a 2010.

Antes disso, tornou-se metalúrgico e, logo, vinculou sua trajetória política foi na defesa dos interesses da classe trabalhadora. Sua história acompanha o fortalecimento dos sindicatos de diversas áreas, até a criação do PT (Partido dos Trabalhadores), em 1980.

Lula viveu também todo o processo de redemocratização do País, perdendo eleições presidenciais para Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. Até que, em 2002, venceu a primeira eleição para presidente.

No poder, seus governos foram marcados pela implementação de programas sociais de auxílio aos mais pobres. Entre eles estão o Bolsa Família, Prouni, Luz para Todos, e outros.

Outros fatores relevantes também foram o combate à fome, que o tornou conhecido mundialmente por esse trabalho, e o forte crescimento econômico apresentado ao longo do governo do petista, que alçou o país a integrar o G-8 das economias mundiais.

Mas o Governo Lula também foi marcado por acusações de corrupção. Primeiro com o chamado “Mensalão”, quando se investigou um caso de compra de votos no Parlamento.

Anos depois, veio à luz a Lava-Jato, já no mandato de sua sucessora, Dilma Rousseff. A operação investigava um cartel de empreiteiras em obras da Petrobras. Lula chegou a ser preso às vésperas das eleições de 2018, quando estava à frente nas pesquisas, mas, depois, pela falta de provas contra ele, acabou solto.


Compartilhe: