COOPERAÇÃO

Instituições de Ensino Superior do RS assinam acordo para "Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha"

Foco da reunião será no caráter técnico, científico e cultural

Quatro IES (Instituições de Ensino Superior) do Rio Grande do Sul formaram um acordo de cooperação para potencializar projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Serra gaúcha. As instituições envolvidas são a UCS (Universidade de Caxias do Sul), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), e o IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul).

Assinatura do protocolo ocorreu nesta sexta-feira (28), em um encontro realizado no TecnoUCS, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. Os reitores das instituições envolvidas na criação da “Aliança pela Inovação da Serra Gaúcha” estiveram presentes no evento.

A iniciativa será semelhante a uma Aliança para Inovação já existente, que envolve a UFRGS, a PUCRS e a Unisinos, em prática desde 2018, na Região Metropolitana. A união foi responsável, entre outras ações, pelo Pacto Alegre.

Neste projeto para a Serra, o foco da reunião será no caráter técnico, científico e cultural. Ele será realizado por meio de projetos e de convênios específicos, mas de comum acordo entre as IES.