Risco para o RS

INMET emite aviso de tempestade para o RS nesta quarta-feira

Conforme o Instituto de Meteorologia, há risco de temporais com chuvas intensas, rajadas de vento e, eventualmente, queda de granizo.

Um novo alerta de tempestade foi emitido para o Rio Grande do Sul pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A advertência é válida para todo o território gaúcho devido ao avanço de uma nova frente fria, que devem mudar radicalmente o tempo no Estado.

Conforme o Instituto de Meteorologia, há risco de temporais com chuvas intensas, rajadas de vento e, eventualmente, queda de granizo. O órgão pondera que é baixo o risco de estragos por causa da tempestade, mas não se descarta a chance de danos na rede elétrica, devido à queda de galhos, árvores ou danos em postes.

Também, aponta o INMET, há possibilidade de alagamentos ou pontos de acúmulo de água, onde ocorrerem pancadas mais fortes de chuva.

Além do Rio Grande do Sul, parte do Oeste do Paraná, do Oeste de Santa Catarina e os municípios de fronteira com o RS podem ter tempestades nesta quarta-feira.

O que diz a previsão do tempo

A previsão do tempo indica que a quarta-feira (26) inicia com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul. Mas, a partir do final da manhã a passagem de uma frente fria, favorece o avanço de áreas de instabilidade sobre o Oeste gaúcho. As nuvens de chuva se espalham pela metade Sul durante a tarde e atingem praticamente todas as regiões gaúchas até o fim da noite.

Antes da chegada das chuvas, as temperaturas sobem significativamente em todo o Estado. Calor e umidade são combustível para tempestades. Há risco de chuva forte e temporais isolados, especialmente na Campanha, Centro, Noroeste e região Sul.

Na quinta-feira (27), as instabilidades ainda atuam na faixa Norte, mas no decorrer da noite já se afastam do Rio Grande do Sul. A tendência é que a semana termine com tempo firme e com temperaturas elevadas, especialmente à tarde.