Governador do RS | Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite vão ao segundo turno

A disputa de segundo turno para Governador do RS será no dia 30 de outubro.

Os candidatos Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) vão ao segundo turno no Rio Grande do Sul após uma disputa voto a voto pela segunda vaga. A confirmação desta disputa ocorreu por volta das 22h15 da noite deste domingo, com 99,94% das urnas apuradas no Estado. Disputa pelo segundo lugar foi voto a voto e decidida na última seção eleitoral restante, que pertencia ao município de Iraí.

A apuração começou com ampla vantagem de Onyx Lorenzoni. O ex-governador Leite, ao contrário do que apresentou nas Eleições de 2018, quando começou atrás e ao longo da apuração tomou a liderança, correu forte risco de ficar fora do segundo turno durante toda a noite.

O candidato do PT, Edegar Pretto, ficou perto do ex-mandatário. No fim da apuração, quando mais de 90% das urnas estavam apuradas o candidato do partido de Lula chegou a ficar a apenas 2.248 votos. Essa mínima, de 0,04% foi registrada as 22h05, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Muito longe da disputa, em quarto lugar, ficou Luis Carlos Heinze (PP). Após ele, ficou o calçadista Roberto Argenta (PSC), Vieira da Cunha (PDT), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB), Rejane de Oliveira (PSTU) e Carlos Messalla (PCB).