BOLETIM METEOROLÓGICO

Formação de ciclone extratropical provoca mudança no tempo no RS

O tempo volta a ficar bastante instável nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Além da chuva, o boletim meteorológico aponta o retorno do frio.

O tempo volta a ficar bastante instável nos próximos dias no Rio Grande do Sul. É o que aponta o boletim meteorológico da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Nesta sexta-feira (28) e sábado (29), o tempo seco e quente predomina no território gaúcho. A umidade relativa do ar fica baixa na Fronteira Oeste e na Região Central no Rio Grande do Sul.

Segundo a Seapdr, a previsão é de que no domingo (30) ocorrerá a formação de um novo ciclone extratropical sobre o Estado. “E o ramo frontal frio deste sistema vai causar chuvas e ventos fortes de até 75 km/h em muitas cidades”, adverte o boletim.

Com o deslocamento do ciclone, as áreas de instabilidade irão provocar chuvas gradativas de domingo até a terça-feira (1) no Rio Grande do Sul, de acordo com a Seapdr.

O boletim ressalta que os maiores volumes de chuva previstos devem ocorrer no Norte do Rio Grande do Sul com valores chegando a até 50 mm.

Após a passagem da frente fria, chega a massa de ar frio, que deve ser intensa, e vai baixar as temperaturas no território gaúcho a partir de terça.

Conforme o boletim meteorológico, as mínimas nos altos da Serra como em São José dos Ausentes devem chegar a  4°C. Existe o risco de geada em cidades gaúchas próximas a divisa com Santa Catarina.

As temperaturas mínimas nas demais regiões devem ficar na casa dos 10°C graus e as máximas não passam dos 18°C graus a partir de segunda.