Notícia

Festival promove 2 dias de programação gratuita em Novo Hamburgo; Confira as atrações

Serão 34 atrações e ainda dezenas de expositores em uma grande celebração à céu aberto em Novo Hamburgo.

festival novo hamburgo
Crédito: Divulgação

 

Um festival vai promover dois dias de programação gratuita neste fim de semana em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

Serão 34 atrações e ainda dezenas de expositores em uma grande celebração à céu aberto. De acordo com os organizadores, a expectativa é de reunir milhares de pessoas no sábado (22) e domingo (23), no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

É a Hamburgerberg Fest, que chega a sua 23ª edição, depois de dois anos de pausa forçada pela pandemia.

“A festa é um grande evento de promoção cultural. Todos têm seu espaço e se sentem bem nesse ambiente de integração, com espírito de amizade entre as pessoas. Serão dois dias de muita alegria e muita cultura, valorizando o importante patrimônio que se tem aqui”, diz Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

O patrimônio a que Reinheime se refere é o Centro Histórico de Hamburgo Velho, o mais importante sítio histórico de origem alemã no Brasil, tombado em 2015 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O local reúne dezenas de casas históricas, museus e até mesmo uma gleba de terras remanescente das áreas dos primeiros colonos que habitaram a região, hoje transformada no Parcão – Parque Municipal Henrique Luis Roessler.

“A festa valoriza o patrimônio histórico e cultural e proporciona um grande encontro, uma grande celebração entre a contemporaneidade e a memória”, destaca o Secretário Municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.

A programação inclui música, dança, exposições de arte, museus abertos, feiras de artesanato, antiguidades e colecionáveis, cinema de rua, concurso fotográfico e, ainda, as delícias gastronômicas e cervejas artesanais.

Circuitos culturais complementam a lista de atividades, com roteiros pelas casas históricas, por referências ao desenvolvimento da cidade ou pelos espaços de arte hoje existentes.

E o evento ainda foca na inclusão, com monitoria e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

Programação e atrações

MÚSICA

SÁBADO (22)

10h30 e às 15h10: Super Banda Real

13 horas: Grupo de Danças Roda Alegre

14h15: Banda da Brigada Militar

17h30: Ronsax Street Jazz (circulando pela festa)

17h30min: Francisco Sommer

18h30: Corujazz

20h30: Balaio de palha

22 horas: Marcelo Gross

DOMINGO (23)

13h30 às 14h10: Ballet Deisi Fleck

14h: Meninos Cantores de Novo Hamburgo

15 horas: Grupo de Danças Roda Alegre

16 horas: Ultramen

17 horas: Bate e Sopra

17 horas: Chester & Fios Diovs

18 horas: Pata de Elefante

19 horas: Ronsax Street Jazz

19h30: O Fabuloso Concerto de Amelie Poulin

21 horas: Luciano Leães and The Big Chiefs

ARTE

Sábado e domingo, das 14h às 18h, oficina de artes visuais para crianças no Espaço Kinder.

* Circuito das Artes: O Circuito das Artes é um roteiro de percurso artístico proposto para um passeio a pé, conhecendo acervos permanentes ou temporários e coleções de diferentes espaços de artes visuais no coração do Centro Histórico de Hamburgo Velho.

A atividade sazonal vem agora na programação da 23ª Hamburgerberg Fest, propondo a visitação a diferentes locais. As visitas são independentes. Para os interessados, haverá passeio guiado às 14h do domingo (saída do Jardim das Artes).

ÁREAS QUE COMPÕEM O CIRCUITO DAS ARTES:

Jardim das Artes

O jardim em frente à Fundação Scheffel receberá artistas para exposição de trabalhos e criações no local. Em frente ao Museu Scheffel (Av. Gal. Daltro Filho), aberto das 11h às 18h.

Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser

Neste que é o primeiro imóvel em técnica enxaimel tombado pelo IPHAN, em 1985, apresentamos a exposição das artes gráficas (cartazes) produzidas para as 23 edições da Hamburgerberg Fest.

A casa está representada na comunicação desta edição através da ilustração de Vinícius Müller Becker e um selo marca os 30 anos do Museu. Av. Gen. Daltro Filho, nº 929, aberto das 11h às 18h.

Atelier de Artes Ariadne Decker

O espaço artístico, localizado no coração de Hamburgo Velho, em uma das mais antigas casas do bairro, a Casa da Lira, abriga o atelier e o acervo da artista. Av. Gal. Daltro Filho, nº 876, aberto das 10h30min às 22h.

Zip Arquitetura e Arte

Escritório/atelier de arquitetura administrado pela arquiteta Thais Escouto e o arquiteto e artista visual Régis Bondan. O espaço tem como objetivo pensar a arte e a arquitetura para além do belo, trazendo questionamentos pertinentes ao nosso tempo. Rua Menna Barreto, nº 11. Aberto das 10h30min às 17h.

AB Studio e Galeria

Idealizado pela artista Amanda Becker, o espaço recém inaugurado apresenta trabalhos de diversos autores. Av. Gen. Daltro Filho, nº 65, aberto das 10h30min às 17h.

Hotel Swan Novo Hamburgo

A exposição Arte com Arte – pela 13ª edição do projeto Swan ExpoArte – apresenta o trabalho de reflexão de Gabriel Hilgert, Leonardo Lessa, Marcelo Lenko, Rafael Jung e Regis Bondan sobre estudos e obras não concluídas de Ernesto Frederico Scheffel.

Em exposição até 11/novembro, no PianoBar do Hotel Swan Novo Hamburgo. Av. Dr. Maurício Cardoso, nº 303, aberto das 9h às 16h.

Hall da Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb

O local que é sede da Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult) abrigará a exposição das fotos vencedoras do Concurso #euamohamburgovelho, que instigou os participantes a registrarem, em imagens, o amor pelo o bairro. Av. Doutor Maurício Cardoso, nº 132, aberto das 10h30min às 22h, no sábado, e até às 23h, no domingo.

Museu de Arte Scheffel

Uma das maiores pinacotecas de um único artista no país, abriga mais de 400 obras do pintor Ernesto Frederico Scheffel, expostas em três pisos de um casarão histórico construído no ano de 1890. No local, está sediada a Fundação Scheffel. Av. Gen. Daltro Filho, nº 911. Aberto das 11h às 18h.

HISTÓRIA

Sábado e domingo

14 horas (sábado) e 10h30 (domingo): Palestra fotográfica”Novo Hamburgo Velho: identidade e modernidade nas fotografias de Max Milan”, com Daniel Luciano

Outras atividades na casa:

10h30 ao meio-dia: Jogos Rurais

10h30 às 13 horas: Bandinha típica

10h30 às 18 horas: Feira Afrohamburguense

17 horas (domingo) Roda de samba com Lu Ferraz

* PERCURSO DAS CASAS HISTÓRICAS: COM HISTORIADOR PAULO DANIEL SPOLIER:

Sábado e domingo às 14 horas, com saída da Casa Schmitt Presser

CINEMA

Sábado, 19h30: Cinema Musicado “As Aventuras do Príncipe Achmed”

Com trilha ao vivo de Carlos Ferreira & Fu_k The Zeitgeist, na rua em frente à Igreja Três Reis Magos.

As Aventuras do Príncipe Achmed (Die Abenteuer des Prinzen Achmed, Alemanha, 1926) é um filme de animação dirigido e escrito por Lotte Reiniger.

OUTRAS ATRAÇÕES

  • Gastronomia e Cervejas Artesanais – Bancas com alimentos e cervejarias artesanais estão espalhadas pela festa. Da variedade das típicas comidas de rua às especialidades da gastronomia alemã. Destaque para o Biergarten e o Frühstück.
  • Espaço Pet – Área para descanso e alimentação de pets.
  • Feira de artesanato – Expositores das mais variadas técnicas enriquecem a festa.
  • Brique – Feira de antiguidades, brechós e colecionáveis.
  • Produção local – Feira de produtos coloniais e floristas.