Escola de Música da Ospa abre 101 vagas gratuitas para aulas de instrumento

O formulário para se inscrever permanece aberto entre os dias 17 e 28 de outubro, no site da Ospa.

Jovens que buscam aperfeiçoar-se num instrumento musical ou botar em prática o aprendizado do dia a dia têm a oportunidade de ingressar na Escola de Música da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre).

O conservatório abre 101 vagas para aulas nos mais diversos instrumentos musicais e em prática de orquestra e de canto em coro. O formulário para se inscrever permanece aberto entre os dias 17 e 28 de outubro, no site da Ospa. Tanto as aulas quanto o processo seletivo são gratuitos.

O ingresso na escola é feito mediante a abertura de um edital, que desta vez compreende 14 instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão.

Algumas modalidades incluem turnos distintos e acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre as vagas, também há a oportunidade de jovens músicos integrarem três conjuntos da Escola da Ospa: a Ospa Jovem (violino, viola, violoncelo), a Banda Sinfônica (flauta, flautim, clarinete, requinta, clarinete, fagote) e o Coro Jovem.

Atualmente, o Conservatório Pablo Komlós fica no Palacinho (Av. Cristóvão Colombo, 300) e conta com 270 alunos. O diretor da escola, Diego Grendene de Souza, ressalta a importância das novas vagas.

‘‘Este edital é um marco para a Escola de Música da Ospa. 2021 foi o ano da reabertura após a pandemia e, no primeiro semestre de 2022, alcançamos o número de alunos equivalente ao que tínhamos em 2019. Com este novo edital nossa expectativa é superarmos esta marca e alcançarmos o maior número de alunos da última década, pelo menos”, disse.

O pré-requisito para todas as modalidades é estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o ensino médio. Nos cursos de instrumento, a idade mínima é de 8 anos e o postulante deve possuir o instrumento pertinente à vaga.

Na prática de coro, o candidato deve ter entre 8 e 20 anos. Já o músico que busca ingressar na Ospa Jovem ou na Banda Sinfônica deve ter mais de 14 anos.

O processo seletivo também tem uma etapa presencial, que consiste numa audição avaliada por professores do conservatório e músicos da Ospa, entre os dias 7 e 18 de novembro.

O horário e o local da seleção serão indicados pela secretaria da Escola da Ospa, juntamente com a confirmação da inscrição. O resultado fica disponível no site da Ospa em 22 de novembro, sendo que os novos alunos iniciam o período letivo em 6 de março de 2023.

Foto: Vitória Proença/Divulgação