AGORA NO TEMPO

Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta para chuva forte e queda de granizo

A chegada uma frente fria, ao Rio Grande do Sul, deixa Porto Alegre em alerta para chuva forte e queda de granizo.

O domingo (30) começou bastante abafado no Rio Grande do Sul. Mas áreas de instabilidade já estão avançando sobre o Rio Grande do Sul. Há risco de temporal pelo Estado.

Segundo a previsão do tempo, depois da formação do ciclone extratropical, uma frente fria chega ao território gaúcho ao longo deste domingo.

No começo da tarde de hoje, A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta para o risco de chuva forte e queda de granizo na Capital.

“Um alerta preventivo para a ocorrência de chuva com intensidade forte (entre 50 e 100 milímetros por dia), trovoadas, vento intensos (entre 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo. O evento poderá ter início na tarde deste domingo, 30, e se estender até final da manhã de segunda-feira (31)”, disse a Defesa Civil de Porto Alegre.

“O alerta segue a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população”, completou a Prefeitura de Porto Alegre.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).