Crônica Grêmio 2 x 0 CSA: querer tudo ou nada

Agora o Grêmio segue vice-líder da Série B, com 56 pontos, e vai terminar a rodada a pelo menos seis pontos de diferença do primeiro time fora do G-4

O Grêmio encaminha o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor venceu sem dificuldades, por 2 a 0, o CSA, na Arena, na noite desta terça-feira (4). Agora o Grêmio segue vice-líder da Série B, com 56 pontos, e vai terminar a rodada a pelo menos seis pontos de diferença do primeiro time fora do G-4.

Mas o período entre a queda e final desta Série B foi atribulado. Houve trocas de técnicos, decepção com jogadores e a percepção de que o Grêmio precisa se renovar.

Assim como o rival, que também passou pelo descenso anos atrás, o Tricolor deverá passar por uma reestruturação da gestão. Todo um saneamento administrativo.

E é preciso romper com velhas práticas. Querer o melhor. Muitas vezes surgem nas relações, principalmente nas de ordem política, demandas por concessões, conchavos, que visam mais ajustar quadros de interesse do que propriamente criar situações de melhora efetiva nas realidades a serem produzidas.

Estas concessões levam ao nada. Um niilismo que descredibiliza instituições e coloca todos os valores à deriva.

A sociedade, da qual os gremistas fazem parte, parece cansada disso. É preciso não deixar a identidade desvanecer. Por isso, o Grêmio precisará lembrar o que significa seu nome.

O jogo contra o CSA

Em nenhum momento, o CSA ofereceu resistência ao Grêmio. O Tricolor gaúcho impôs um ritmo acelerado desde os minutos iniciais da partida.

Os dois gols que deram a vitória ao Grêmio vieram antes dos vinte minutos do primeiro tempo. Aos 12, Edilson levantou uma bola na segunda trave e Lucas Leiva cabeceou para as redes. Pouco depois, aos 19, o cruzamento veio do outro lateral, Diogo Barbosa. Ele encontrou Diego Souza, que fez o gol também de cabeça.

O restante do jogo foi basicamente de administração. O Grêmio poderia ter ampliado. A melhor chance de transformar o resultado em goleada veio em chute de Thaciano na trave aos 35 do segundo tempo.

Mas ficou no 2 a 0. Suficiente para os três pontos. Resta saber agora em qual rodada o torcedor gremista poderá respirar de novo ao ver seu time de volta à elite do futebol brasileiro.

Situação e próximo jogo

Como dito, o Grêmio é vice-líder. Ao que tudo indica, o acesso será garantido nas próximas rodadas. O próximo jogo do Tricolor é contra o Londrina, no sábado (8). A partida será no Paraná, às 16h30.

Escalações

Grêmio

Brenno; Edílson (Leonardo Gomes), Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Lucas Leiva (Thaciano); Biel (Nicolas), Guilherme (Thiago Santos) e Diego Souza –4-3-3Técnico: Renato Portaluppi

CSA

Marcelo Carné; Lucas Marques (Rogério), Guilherme Paraíba, Lucão, Felipe Augusto (Edson); Ferreira (Giva Santos), Rickson, Gabriel (William), Igor Inocêncio e Lourenço (Luiz Henrique); Rodrigo Rodrigues –4-5-1Técnico: Roberto Fernandes

Arbitragem

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliar: Jean Marcio dos Santos (RN)
Auxiliar: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)