PROJETO SOCIAL

Consulado dos EUA em Porto Alegre promove programa para impulsionar liderança e inclusão social por meio do esporte

Por meio de uma parceria entre o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e o projeto social WimBelemDon, 200 jovens participarão de atividades.

A partir da próxima segunda-feira (24), Porto Alegre receberá com exclusividade a primeira edição do Programa Sports Diplomacy do Departamento de Estado dos Estados Unidos voltado para o tênis.

Esta é a primeira vez que o programa envia atletas de tênis para outro país em atividades presenciais de intercâmbio.

Por meio de uma parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre e o projeto social WimBelemDon, 200 jovens participarão de atividades lideradas pelos ex-tenistas profissionais americanos Vania King e Nicolás Pereira, com foco em liderança de jovens e inclusão social por meio do esporte. A programação se estende até sexta-feira (28).

Vania foi duas vezes campeã de duplas em torneios do Grand Slam e, atualmente, dirige sua própria organização sem fins lucrativos, a Serving Up Hope, que oferece programas de tênis para crianças em situação de vulnerabilidade em Uganda e nos Estados Unidos.

Como tenista juvenil, Nicolás venceu Roland Garros, Wimbledon e o U.S. Open, conquistando o título mundial na categoria da Federação Internacional de Tênis. Desde 2001 é comentarista de tênis da ESPN.

Ao falar sobre a realização do projeto, o Cônsul Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, ressalta o ineditismo da iniciativa.

“Estamos muito orgulhosos por trazer ao Sul do Brasil o primeiro programa de diplomacia esportiva voltado ao tênis realizado de forma presencial. Com esse projeto, queremos chamar a atenção sobre o poder do esporte de facilitar o desenvolvimento de futuras lideranças capazes de transformar suas comunidades”, ressaltou.

O program surgiu para conectar Sports Envoys, ou enviados esportivos, atletas e treinadores americanos de alto nível, com jovens no exterior para participar de intercâmbios.

Passados mais de 20 anos, os Sports Envoys viajaram pelo mundo criando pontes entre os Estados Unidos e diversos países por meio dos mais variados esportes: beisebol, skate, basquete, boxe, esgrima, judô e hóquei. Agora, os tenistas desembarcam em Porto Alegre.

Atividades em Porto Alegre

Nesses cinco dias em Porto Alegre, Vania e Nicolás estarão envolvidos com os projetos WimBelemDon, Instituto Tênis e Fundação Tênis dentro e fora das quadras.

Estão previstas atividades que vão desde clínicas de tênis a conversas sobre temas críticos para os jovens, como educação, carreira, liderança comunitária, empoderamento feminino, resolução de conflitos e respeito à diversidade e oficina de fotografia.

Tênis de Quadra (Reprodução: Canva)
Foto: banco de imagens/Canva