Confira o que você precisa saber para votar neste domingo

Veja algumas informações para votar com tranquilidade e segurança neste domingo, 2 de outubro.

Compartilhe:

Chegou o dia das Eleições 2022! Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas expressar sua vontade eleitoral de forma democrática. A votação acontece das 8h às 17h tendo como referência o horário de Brasília (DF).

Antes de sair de casa, confira seu local de votação. Você pode fazer isso de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, no Portal do TSE ou pelo chatbot do TSE.

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, mas aconselhável para facilitar a localização do eleitor no caderno, principalmente para quem já usa biometria. São aceitos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, ou outro documento de valor legal.

Outra opção para identificação do eleitor é o e-Título. Mas fique atento: o app servirá de documento oficial de identificação apenas se a sua foto já aparecer por lá.

Você ainda não fez a biometria? Não tem problema! A coleta da biometria foi suspensa por causa da pandemia da Covid-19. Você pode votar normalmente.

Ordem de votação

É importante que o eleitor preste atenção na ordem de votação. Para facilitar, pode levar a famosa “colinha”. Você deve anotar num papel os cargos e os números das candidatas e candidatos escolhidos. Assim fica bem mais fácil quando estiver na frente da urna. Não é permitido levar o celular na cabine de votação.

Caso queira, pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. No entanto, você terá que passar antes pelos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador e governador antes de chegar na escolha de presidente.

Orientações na hora de votar

Lembre-se que no dia da eleição, a Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa dos eleitores para partidos, coligação ou candidato, por meio de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. Mas é proibida propaganda eleitoral.

É proibido entrar na cabine de votação com celular ou com máquina fotográfica, filmadoras e equipamentos de rádio comunicação. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Após entregar seu documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, desligue o aparelho e proceda como orientado pelo mesário.

Está fora do seu local de votação?

Você tem que justificar a ausência às urnas. Isso deve ser feito para todos os turnos que você faltar.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: