Canoas terá mutirão de cirurgias a partir de sábado

O objetivo é zerar a fila de espera, que, segundo a prefeitura, já estava grande quando a atual administração assumiu o Município, e ficou ainda mais prejudicada em função da pandemia

Compartilhe:

O município de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, realiza, a partir deste sábado (15), o maior mutirão de cirurgias da cidade. O objetivo é zerar a fila de espera, que, segundo a prefeitura, já estava grande quando a atual administração assumiu o Município, e ficou ainda mais prejudicada em função da pandemia. A demanda mais antiga por cirurgia é de 2013.

Inicialmente, serão chamados 2.534 pacientes, de um total de 9.700 que aguardam por procedimentos. Para a ação, serão investidos recursos de até 14,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares.

“Estamos utilizando os recursos oriundos de emendas parlamentares para fazer este mutirão de cirurgias, pois esta é a demanda que mais causa sofrimento para a população de Canoas”, disse o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques em anúncio.

As primeiras cirurgias serão realizadas no HNSG (Hospital Nossa Senhora das Graças). A logística foi organizada junto ao Graças para que uma sala cirúrgica fique disponível exclusivamente para essas intervenções, sem afetar o funcionamento rotineiro do hospital.

Serão realizadas cerca de 300 cirurgias ao mês, nos turnos da manhã, tarde e noite, incluindo sábados, domingos e feriados, com previsão de 180 dias para zerar a demanda reprimida. O chamamento dos pacientes será gradual, iniciando pelos que aguardam por cirurgia geral de vesícula ou hérnia, independentemente de qual hospital está referenciado.

Cadastro atualizado

Para chamar os pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde utilizará os cadastros do sistema da rede de saúde. Sendo assim, é fundamental que as pessoas mantenham seus dados atualizados, principalmente os números de telefone e Whatsapp.

A atualização pode ser realizada em qualquer unidade de saúde presencialmente, ou de forma online pelo sistema Atualiza Aí. Neste site, o usuário preenche um formulário eletrônico com seus dados e clica em enviar. As informações automaticamente serão transmitidas para um teleatendente do ZAP Saúde Canoas.

Após, um funcionário entrará em contato com o usuário para solicitar fotos de alguns documentos e validar o processo. Somente com a validação documental é que as informações serão atualizadas nos sistemas do município e do SUS.


Compartilhe: