Bairros de Porto Alegre podem ter falta de água nesta quarta-feira; confira lista

Nesta quarta-feira, ao menos 17 bairros de Porto Alegre podem ter falta de água por causa de serviços do Dmae.

Ao menos 17 bairros de Porto Alegre podem ter falta de água nesta quarta-feira (5). O motivo são intervenções programadas na rede promovidas pelo Dmae (Departamento Municipal de Águas e Esgotos). A programação de serviços poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

O primeiro bairro a ter o abastecimento afetado é o Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre. A partir das 8h da manhã, será implantado um novo trecho de rede, no diâmetro 225mm, na avenida Francisco Massena Viera, 222. Conforme o Dmae, o serviço impactará o abastecimento do bairro, com expectativa de retorno da água na noite do mesmo dia.

A maior intervenção, porém, ocorre a partir das 9h da manhã. Ela deve afetar bairros das zonas sul e leste de Porto Alegre. O departamento vai realizar a troca de duas válvulas borboleta na Ebat (Estação de Bombeamento Cascatinha), localizada na avenida Osvaldo Rolla,135, no bairro Medianeira.

De acordo com o Dmae, as válvulas a serem trocadas são uma de sucção e outra de recalque, ou seja, quando a água é transferida de um ponto mais baixo para outro mais alto. Devido o serviço, ao menos 16 bairros devem ter corte no fornecimento de água nesta quarta-feira.

Podem ser afetados os bairros Partenon (parte), Belém Velho,  Azenha (p), Cavalhada (p), Nonoai, Santa Tereza, Vila Nova, Ipanema (p), Cristal (p), Cel. Aparício Borges (p), Santo Antonio, Campo Novo (p), Cascata (p), Medianeira, Teresópolis e Glória.

Segundo o Dmae, a normalização deve ocorrer na noite de quarta-feira (5), podendo demorar um pouco mais nas áreas mais altas desabastecidas.

Serviços também ocorrem na quinta-feira (6)

Também estão previstos serviços na quinta-feira (6), com previsão de afetar o abastecimento de água em 23 bairros de Porto Alegre.

A primeira intervenção está prevista para as 9h, quando será feita a instalação de equipamentos elétricos na Estação de Bombeamento de Água Tratada Padre Cacique, localizada na avenida Padre Cacique, 1564, bairro Santa Tereza. Será necessário suspender o abastecimento para as seguintes áreas: Cristal, Cavalhada (P), Camaquã (P), Nonoai (P) e Tristeza (P). A previsão é normalizar o abastecimento durante a tarde da quinta-feira.

E, a partir do meio-dia, será feita lavagem dos decantadores da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, localizada na rua 24 de Outubro, 200. Durante o serviço poderá ocorrer baixa pressão na rede distribuidora.

Os bairros que podem ser afetados são Auxiliadora, Azenha (P), Bela Vista, Bom Fim (P), Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta (P), Independência, Jardim Botânico (P), Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Praia de Belas (P), Rio Branco, Santa Cecilia, Santana e São João (P). A normalização do abastecimento deve ocorrer na sexta-feira (7).