Ação promoverá acesso gratuito a exames de prevenção do câncer de mama em Gravataí

A ação de exames e avaliações gratuitas ocorrerá no Gravataí Shopping Center.

O Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, será marcado por uma ação de exames e avaliações gratuitas no Gravataí Shopping Center.

Entre os dias 17 e 21 de outubro, a parceria com o curso de Enfermagem da Ulbra, a Liga Acadêmica da Saúde da Mulher e do Adolescente (Lisama), e a Prefeitura de Gravataí, promoverá o “Consultório Rosa”, que contará com atendimentos de avaliação das mamas, coleta de preventivo, sala de orientações e solicitações de mamografia.

Os procedimentos serão realizados pelos acadêmicos da Ulbra e o consultório estará localizado na portaria principal do shopping, funcionando diariamente das 10h às 19h.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, ainda, chamar a atenção para o autocuidado feminino.

“O Estado do Rio Grande do Sul tem uma prevalência muito grande de câncer de mama e de colo de útero. Quando se faz um evento de grande visibilidade, como é no shopping, nós estamos ampliando a possibilidade da mulher se dirigir até lá em horários variados para que ela possa se cuidar. É um momento de saúde, de bem-estar e de autoestima, para que o público feminino esteja rodeado de profissionais de saúde que, além de avaliá-la, vão fazer essa orientação correta”, ressalta Sandra Borges, coordenadora do Lisama.

Além do acesso aos exames de forma gratuita, a iniciativa também promoverá a solidariedade a partir da arrecadação de lenços, que serão doados para mulheres em tratamento contra o tumor.

Serviço

O que: Consultório Rosa no Gravataí Shopping
Data: 17 a 21 de outubro
Local: Portaria principal do shopping, com atendimento das 10h às 19h