Ação captura de 20 escorpiões amarelos em Porto Alegre

A ação para capturar escorpiões amarelos foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Uma nova operação para captura de escorpiões amarelos no Centro Histórico de Porto Alegre resultou na captura de 20 animais vivos.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, outros dois foram visualizados pelos agentes, mas fugiram, e dois mortos foram coletados. Dos animais vivos, dez eram filhotes.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por meio da Equipe de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, contou com a participação de uma equipe do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), que abriu 44 caixas de telefonia para inspeção.

O perímetro da operação incluiu, além do entorno da Praça Dom Feliciano, rua dos Andradas entre a Rua Dr. Flores e a Praça Dom Feliciano, a Rua Senhor dos Passos entre Alberto Bins e a Praça Dom Feliciano e parte da rua Vigário José Inácio.

A ação foi realizada na noite de quinta-feira (13), mas a prefeitura divulgou os dados da ação nesta sexta-feira (14). Conforme a prefeitura, o Centro Histórico da Capital registra o maior número de visualizações e capturas do animal durante as operações noturnas.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar.

A referência em Porto Alegre é o Hospital de Pronto Socorro Em caso de picada ou ferroada, a recomendação é levar a vítima o mais rápido possível para o hospital.

Recomendação

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é de que o arredor da moradia seja limpo, grama aparada e eliminados entulho e lixo.

Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, e instaladas de telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

Foto: Divulgação SMS/PMPA