Trânsito de veículos pesados é liberado na ponte que liga Brasil à Argentina, em Uruguaiana

A travessia estava em meia pista no sistema de Pare e Siga somente para veículos leves desde a noite de sexta-feira (16)

O tráfego de veículos pesados sobre a ponte internacional que liga o Brasil à Argentina, na BR-290, em Uruguaiana, foi liberado na manhã desta segunda-feira (19). A travessia estava em meia pista no sistema de Pare e Siga somente para veículos leves desde a noite de sexta-feira (16).

Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), foi identificado um rompimento da viga transversina em seu balanço, o que resultou também no colapso da laje, por conta do deslocamento do esforço da estrutura.

Para poder liberar também a ponte para a passagem de veículos pesados, o Dnit realizou um escoramento na estrutura. No início da manhã desta segunda-feira, foram realizados testes no local, o que possibilitou a liberação de caminhões e ônibus também no sistema de Pare e Siga, pela pista do lado esquerdo, sentido crescente.

O fluxo deve ser controlado, a 20 Km/h, com espaçamento de 100 metros entre um caminhão e outro. O Dnit solicita aos órgãos de controle de cargas para que não seja formada retenção de caminhões sobre a ponte. Técnicos do departamento vão continuar monitorando o local de maneira constante.

Estava prevista para esta segunda-feira também uma vistoria de um especialista em estruturas. A partir dela será possível ter mais precisão das causas deste rompimento. De posse do laudo do especialista serão iniciados os serviços de recuperação da laje, viga e o reforço dos pilares, diz o Dnit.