Sete em cada dez eleitores ainda não escolheram seus candidatos a deputado

Nesta mesma pesquisa, divulgada ontem, 78% dos eleitores disseram que já têm candidato a presidente da República.

Um novo recorte da pesquisa Datafolha divulgada ontem (15), aponta que sete em cada dez eleitores não têm candidatos a deputado federal e deputado estadual. O pleito ocorre no próximo dia 2 de outubro.

Segundo o levantamento, 69% não escolheram o nome para a Câmara dos Deputados. Catorze porcento disse que vai votar no mesmo partido ou coligação do seu candidato a presidente; 9% de partido ou coligação diferente; 7% não sabe se é do mesmo partido ou coligação e 1% disse que não tem candidato a presidente.

Em todo o Brasil, são 10.603 nomes. Apenas no Rio Grande do Sul, são 546 candidatos a deputado federal. A bancada gaúcha em Brasília é composta por 31 nomes.

Conforme o Datafolha, a falta de candidato é maior entre os mais jovens. No estrato de 16 a 24 anos, a indecisão chega aos 77%. Já entre os moradores da região Sul, 75% (três em cada quatro eleitores) não sabem em quem votar. Número muito próximo dos menos instruídos, onde o índice é de 74%.

Confira quem são os candidatos a deputado federal

Voto para deputado estadual

A situação é parecida para deputado estadual. Na menos que 70% dos entrevistados disseram que não sabem em quem ganhará seu voto nas eleições. Outros 15% disse que vai votar do mesmo partido ou coligação do candidato a governador; 8% de partido ou coligação diferente; 6% disse que não sabe se é do mesmo partido ou coligação e, por fim, 1% disse que não tem candidato a governador.

O Rio Grande do Sul tem 830 nomes para o cargo de deputado estadual. São 55 cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

Confira quem são os candidatos a deputado estadual

Nesta mesma pesquisa, 78% dos eleitores disseram que já têm candidato a presidente. A pesquisa Datafolha não perguntou, nesta sondagem, se os eleitores já tinham candidato ao Senado.

A sondagem eleitoral entrevistou 5.926 eleitores em 300 cidades brasileiras entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou menos. Ele foi contratado pela Folha e pela TV Globo, sendo registrado no TSE sob o número BR-04099/2022.

Confira os candidatos a Senador, Governador e Presidente.