No Rio Grande do Sul, consumo das classes C e D com hotelaria cresce 24%

O consumo das classes C e D no Rio Grande do Sul aumentou 1,8% em julho ante junho deste ano, de acordo com pesquisa.

hotel, hotelaria, em Porto Alegre
Porto Alegre, RS – 29/10/2020: Hotel Ibis Styles – Distrito Criativo. Foto: Maria Ana Krack/PMPA

 

 

O consumo das classes C e D no Rio Grande do Sul aumentou 1,8% em julho ante junho deste ano, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.

O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D do Brasil. O destaque ficou para os setores hotéis e motéis com aumento de 24%, restaurante com 14%, drogaria/farmácia com 11%, diversão e entretenimento com 11%, lojas de artigos diversos com 10% e supermercado com 6%.

As maiores baixas foram em companhias aéreas (-40%), serviços (-18%), rede on-line (-12%), Lojas de roupas (-11%), combustível (-8%), prestadores de serviços (-7%), telecomunicação (-5%), automóveis e veículos (-4%) e transporte (-2%).

Na média nacional, o crescimento ficou em 8% e todas as regiões do Brasil mostraram aumento no consumo, com o Norte impactando mais no resultado (11,5%). Nas demais regiões, o Centro-Oeste fechou com alta de 9,4% no consumo, seguido do Sudeste (8,4%), Sul (8,3%) e Nordeste (6,6%).

“O consumo das famílias mostrou uma melhora em julho e esperamos que permaneça nos próximos meses, já que a inflação tem mostrado algum recuo e o pagamento do novo auxílio será efetuado a partir de agosto”, afirmou Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil.

Orçamento 

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com supermercado (38,8%), seguido de restaurante (13,7%), lojas de artigos diversos (10,2%), e combustível (6,8%).