Recital na Casa da Ospa destaca “Quarteto para o Fim dos Tempos”

Obra escrita em campo de prisioneiros compreende a apresentação, que conta com três músicos da Ospa e a pianista convidada.

Compartilhe:
Foto: Vitória Proença/Divulgação

 

A programação da Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) apresenta uma das principais e mais singulares obras de música de câmara do século XX neste domingo (18), pela Série Música de Câmara.

No domingo, às 18h, a Sala de Recitais da Casa da Ospa, recebe a violinista Brigitta Calloni, o clarinetista Diego Grendene e a violoncelista Martina Ströher, músicos da orquestra, além da pianista convidada Liliana Michelsen para interpretar “Quarteto para o Fim dos Tempos”, obra-prima do compositor francês Olivier Messiaen. O evento tem a entrada gratuita.

Escrita e estreada em um campo de prisioneiros durante a 2ª Guerra Mundial, as condições únicas da criação de “Quarteto do Fim dos Tempos” asseguram-na entre uma das mais simbólicas e destacadas obras para música de câmara do século XX.

Após ser incorporado pelo exército Francês em 1939, o compositor e organista Olivier Messiaen foi capturado e transportado para um campo de prisioneiros em 1940, próximo à cidade de Dresden, na Alemanha.

Na prisão, Messiaen juntou-se ao violinista Jean Le Boulaire, ao violoncelista Étienne Pasquier e ao clarinetista Henri Akoka, parceria que resultou na composição do movimento “Intermède” e, consequentemente, na evolução desta seção para uma música completa de oito andamentos.

Com o aval das autoridades nazistas, foi estreada em 15 de janeiro de 1941, em apresentação para outros prisioneiros e soldados alemães.

Além de sua formação, outra característica definidora de “Quarteto para o Fim dos Tempos” é seu profundo simbolismo.

“Em primeiro lugar, este quarteto foi escrito para o fim do tempo, não como um jogo de palavras sobre o tempo de cativeiro, mas para o fim dos conceitos de passado e futuro: isto é, para o começo da eternidade, e para tal confiei no magnífico texto da Revelação”, ressaltou Grendene.

Serviço

Recital da Série Música de Câmara

Quando: domingo, 18 de setembro de 2022, às 18h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Ingresso: entrada franca


Compartilhe: