Receita que remete a quatro gerações de uma família vence Concurso Gastronômico da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Ao todo, dez receitas estiveram na disputa do 4º Concurso Gastronômico da Oktoberfest de Santa Cruz do Su.

Prato foi idealizado por Leonardo Böck Müller. Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação

 

A iguaria Mini Schnitzel – Kleine Schnitzel – é a grande vencedora do 4º Concurso Gastronômico da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

O prato, que remete a quatro gerações de uma mesma família, foi idealizado por Leonardo Böck Müller, natural de Paraíso do Sul, mas morador de Santa Cruz do Sul.

O segundo lugar ficou com o prato Batatas da Vó Frida – Oma Fridas Kartoffeln –, idealizada por Rogério dos Santos, e o terceiro com a iguaria Strudel Sabor e Tradição, da Padaria Roque Schuh.

A escolha dos três pratos mais saborosos, originais, criativos e bem apresentados, inspirados na culinária alemã, ocorreu na tarde desta quarta-feira (21) na cozinha do Senac.

Os pratos foram avaliados por uma Comissão Julgadora. Ao todo, dez iguarias estiveram na disputa. Emocionado, Müller explicou que a receita consiste em um empanado de suíno, acompanhado de purê de maçã, para marcar a doçura; batata sauté e molho de nata.

“Busquei lembrar bem a temática de inspiração nas receitas de família, aliando com a gastronomia finger food e estou muito feliz com resultado. A gastronomia pra mim é um passatempo que está virando quase uma profissão”, destacou.

A receita vencedora

Kleine Schnitzel

Ingredientes e modo de preparo (20 porções):

Mini Schnitzel: 400g gramas de lombo suíno – Sal e pimenta (QB) – Farinha de trigo (QB) – 2 ovos – 2 colheres de sopa de creme de leite – Farinha de rosca (QB) -2 xícaras de óleo vegetal ou banha.

Corte o lombo suíno em pequenos bifes de 2×2 cm, tempere com sal e pimenta e reserve. Em uma travessa pequena espalhe a farinha de trigo, em um bowl pequeno junte os ovos e o creme de leite; e numa terceira travessa espalhe a farinha de rosca.

Em frigideira, coloque o óleo vegetal/banha em fogo médio. Agora coloque os quadradinhos de bife suíno na farinha de trigo, em seguida na mistura dos ovos e depois na farinha de rosca (faça isso para todos os bifes). Após esse processo, frite todos os bifes até que fiquem dourados.

Molho de Nata: 2 colheres de sopa de manteiga – 2 colheres de sopa de farinha de trigo – 1/3 de xícara de leite morno – 2/3 de xícara de nata – Sal e pimenta (QB) – Noz moscada em pó(QB).

Em fogo médio, numa frigideira alta (wok) coloque as duas colheres de manteiga, quando a manteiga derreter adicione a farinha de trigo e mexa com um fouet até pegar textura arenosa.

Agora adicione o leite aos poucos e continue mexendo para não empelotar. Quando a mistura estiver homogênea, adicione a nata e continue mexendo até a textura ficar lisa e cremosa. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de noz moscada.

Purê de Maçã: 1 maçã média – 4 colheres de sopa de açúcar mascavo – Suco de meio limão – 2 paus de canela.

Corte a maçã em fatias verticais, tire os grãos e disponha as fatias dentro de uma panela, para que todas fatias tenham contato com o fundo da panela.

Espalhe o açúcar mascavo por cima das fatias de maçã, logo após adicione o suco de limão e coloque os paus de canela dentro da panela. Ligue em fogo baixo por 10 minutos.

Se as fatias de maçã estiverem macias, desligue. Caso contrário adicione duas colheres de sopa de água e deixe cozinhar por mais 2min. Desligue o fogo e misture tudo amassando as maçãs, até ficar com textura de geléia.

Batata Sauté: 4 batatas brancas médias (suficientes para fazer 20 pedacinhos) – 4 dentes de alho – 1 ramo de alecrim – Azeite de oliva (QB) – Sal e pimenta (QB)

Pique o alho através do corte ciseler, para que fique bem pequeno. Corte as batatas em quadrados de 2x2cm e 1cm de espessura, no estilo brunoise macedoine.

Em uma panela coloque água suficiente para que as batatas fiquem embaixo d’água, quando a água ferver, coloque as batatas na panela.

Após 2 minutos, retire as batatas e coloque num recipiente com água gelada e reserve. Numa frigideira alta (wok), adicione alguns fios de azeite de oliva e ligue em fogo alto. Disponha os pedaços de batata separadamente.

Aos poucos comece a saltear as batatas. Adicione o alho picado e o ramo de alecrim. Continue salteando as batatas até ficarem douradas.

Montagem

Para a degustação, utilizei um copo pequeno de vidro. Através do formato Verrine, primeiramente coloquei o bife, depois o purê de maçã, em seguida a batata e depois o molho de nata, finalizando com um palito para dar sustentação.