Quatro são presos em ação policial em ferros-velhos de Porto Alegre

Crédito: Divulgação / SMSEG / PMPA

Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (27), em uma ação integrada entre as forças policiais realizada em Porto Alegre. O objetivo é combater o comércio ilegal em ferros-velhos na Capital gaúcha. Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.

Ao todo, três pessoas foram presas pelos crimes de receptação e furto de energia. Um quarto suspeito foi detido por envolvimento com o tráfico de drogas. Foram alvo dez estabelecimentos localizados na Vila Cruzeiro e no bairro Cristal. Além de fios de cobre, durante as vistorias também foram encontrados canos, luminárias da prefeitura e uma placa de trânsito.

“Existem diversos ferros-velhos na cidade. Atualmente, em função do valor expressivo do cobre, isso acaba sendo um chamariz para a prática de furto de fios e cabos e, consequentemente, de receptação”, explicou Luciano Peringer, titular da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP).

Mais de 70 agentes, divididos em dezenas de viaturas, participaram da operação, assim como um helicóptero da Polícia Civil. Foram empregados efetivos da Guarda Municipal, Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de fiscais do município e técnicos do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), agentes de trânsito e profissionais de concessionárias de energia elétrica e telefonia.