Programa de capacitação gratuita para jovens vai receber inscrições no Acampamento Farroupilha

Ao longo de três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma formação básica gratuita e, depois, podem optar por seis trilhas com capacitações específicas.

Crédito: Marcelo Gigante / PROA

O Acampamento Farroupilha, maior evento da cultura tradicionalista do Estado, vai representar uma oportunidade para o primeiro emprego de adolescentes. O PROA, programa de capacitação on-line gratuita para jovens do Brasil com encaminhamento para o emprego, estará presente no evento tradicionalista de Porto Alegre.

O Instituto PROA estará no Piquete do DTG Sentinelas da Tradição (Lote 53 setor B), de 17 a 20 de setembro. A ação ocorrem em parceria com a FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), da STER (Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda). A iniciativa também conta com o apoio da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), do Instituto Cyrela e da Fundação Casas Bahia.

Durante esse período, os interessados terão acesso a informações detalhadas e inscrições para a capacitação gratuita e sobre o encaminhamento para o emprego promovido após o curso. São 2 mil vagas para estudantes de 17 a 22 anos, que  já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições podem ser feitas no site do programa. As aulas iniciam no dia 16 de janeiro.

Ao longo de três meses, os estudantes aprovados no PROA cursam uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Após essa primeira etapa, eles podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design. As aulas são 100% on-line e, uma vez por semana, os alunos são acompanhados por tutores em aulas remotas ao vivo. Na programação, estão também desafios que promovem a iniciativa e o espírito de equipe.

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro e em Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

O PROA oferece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.