Primeira exposição da nova galeria do Paço Municipal será aberta no sábado em Porto Alegre

A abertura ocorre das 11h às 13h

Estará disponível a partir deste sábado (24) a exposição Cidade feita de rio, em Porto Alegre. Ela é a primeira a ocupar a nova galeria do Paço Municipal, localizada na Praça Montevidéu, 10, no Centro Histórico. A abertura ocorre das 11h às 13h.

A visitação vai até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca. O novo espaço fica localizado no segundo andar.

A mostra itinerante traz 60 obras que retratam o Guaíba através do olhar de 40 artistas. Ela reúne fotografias que apresentam diferentes perspectivas sobre o Guaíba.

A exposição é apresentada pela Smart Arquitetura e é um dos desdobramentos de uma ação cultural iniciada em 2019, com a proposta de selecionar fotografias, profissionais e amadoras, que contemplassem o Guaíba como personagem central. O projeto escolheu 32 fotógrafos.

Além da exposição, a ação resultou na publicação de um livro homônimo com 112 fotografias. A curadoria e edição foi da jornalista e escritora Cláudia Aragón.

“O propósito da ação cultural é promover a imagem do Guaíba, reforçando que não somos apenas uma cidade de frente para o rio e sim uma cidade feita de rio. Como arquitetos, nos preocupamos com a paisagem da cidade e com o legado que deixaremos para as próximas gerações. Esse projeto incentiva um novo olhar para uma das belezas naturais mais preciosas da capital gaúcha”, explica Márcio Carvalho, sócio e fundador da Smart Arquitetura e idealizador do projeto.

“A exposição é como um rio, ela se movimenta. Criada para circular como as águas, a mostra itinerante possibilita tornar mais público esse acervo de imagens do Guaíba”, destaca André Venzon, membro da comissão que selecionou as fotografias.