Primavera: La Niña influencia no RS durante a estação

A primavera é uma estação de transição do inverno, clima seco em grande parte do país.

Foto: Rosana Klafke/Sem Roteiro/Agora RS

 

Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é início astronômico da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília.

A primavera é uma estação de transição do inverno, clima seco em grande parte do país, com episódios de frio, para o verão, período em que o ar quente e úmido predomina no Brasil.

Segundo a Climatempo, no Rio Grande do Sul, o fenômeno La Niña influencia no tempo durante estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.

Na Região Sul, a combinação do fenômeno La Niña, com a rápida passagem das frentes frias vai reduzir as condições para chuva, de acordo com os prognósticos da Climatempo.

Em outubro, volume de chuva será abaixo da média na Região Norte, Região Central e na área Leste do Rio Grande do Sul.

Em novembro, volume de chuva será um pouco abaixo da média de forma geral no Rio Grande do Sul. A temperatura fica um pouco acima ou acima da média na maioria das áreas do Estado.

Em dezembro, o volume de chuva será um pouco abaixo da média em todas as regiões do Estado, segundo a Climatempo. A temperatura fica um pouco acima da média em praticamente em todo o Rio Grande do Sul.