Porto Alegre encerra neste sábado vacinação aos finais de semana e feriados

Conforme a análise da Secretaria Municipal da Saúde, houve queda de 81,8% no número de doses aplicadas nos últimos quatro meses

Compartilhe:

Este sábado (24) será o último em que haverá aplicação da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre. A decisão foi tomada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) após avaliação, nos últimos quatro meses, dos fluxos de atendimento nos pontos de vacinação que aplicam as doses aos sábados. Conforme a análise, houve queda de 81,8% no número de doses aplicadas.

Em agosto, por exemplo, a média foi de 1.100 doses e, em setembro, 200. Com base nesse levantamento, a secretaria está reorganizando as escalas de equipes a partir de 1º de outubro, concentrando a vacinação de segunda a sexta-feira, reforçada em unidades com turno estendido até as 22 horas.

A vacinação contra a gripe e Covid-19 neste sábado ocorrerá no Lindóia Shopping, localizado na avenida Assis Brasil, nº 3522, das 9h às 16h. Haverá aplicação de doses para crianças, adolescentes e adultos, além de vacina contra a poliomielite para menores de cinco anos.

Covid-19

Crianças

Neste sábado, a primeira dose contra Covid-19 estará disponível para crianças de cinco a 11 anos. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação.

Adultos

A primeira dose para a população adulta será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. A terceira dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 12 anos vacinadas há pelo menos quatro meses.

Quarta dose

A quarta dose estará disponível para pessoas a partir de 20 anos vacinadas há pelo menos quatro meses e profissionais de saúde e de apoio à saúde a partir de 18 anos vacinados há pelo menos quatro meses. Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional dois meses após o esquema primário.

Documentação

Para receber a vacina, é preciso apresentar comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação. Imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Novos profissionais de apoio à saúde devem apresentar declaração impressa de vínculo com o serviço, carteira ou contrato de trabalho e ficha CNES do serviço de saúde.

Gripe

A vacina da gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade.

Sintomas respiratórios

Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas.

Confira os Pronto atendimentos 24h para pessoas com sintomas respiratórios:

  • PA Cruzeiro do Sul – rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza
  • PA Bom Jesus – rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus
  • PA Lomba do Pinheiro – estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar – rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil

Compartilhe: