Ouça no Meio-Dia: o passe livre nas eleições em Porto Alegre e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 30 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O domingo de eleições terá passe livre nos ônibus de Porto Alegre. A Prefeitura da Capital, o Ministério Público de Contas e a Associação de Transportadores de Passageiros criaram uma medida temporária para oferecer a gratuidade no transporte público na cidade. O objetivo do Termo de Ajustamento de Conduta é garantir o transporte público gratuito entre 7 horas e 19 horas para o exclusivo fim do exercício do direito ao voto. Para ter a isenção, o eleitor precisa apresentar documento com foto e fazer uma declaração verbal. Todos aqueles que já têm direito à isenção da passagem também poderão utilizar o transporte de forma gratuita. Além disso, a oferta de horários no transporte coletivo em Porto Alegre deve ser ampliada no domingo. Conforme a EPTC, haverá o acréscimo de viagens e 25 linhas serão ativadas especialmente para o 1º turno das eleições de 2022. As ampliações estão disponíveis no site da EPTC. Além disso, a localização pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI em tempo real.

A taxa de desocupação no Brasil do trimestre móvel de junho a agosto de deste ano recuou 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre de março a maio também de 2022. A informação é da PNAD Contínua e foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Agora a taxa de desocupação no país é de 8,9%. Frente ao mesmo período de 2021, o recuo foi de 4,2%. Com isso, a população desocupada no Brasil é estimada em 9,7 milhões de pessoas. Isso representa o menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015. Contribui para esse resultado, a taxa de informalidade, que foi de 39,7% da população ocupada. Estima-se que o número de trabalhadores informais chegou a 39,3 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira um lote de Paxlovid, um antiviral de uso oral indicado para tratamento inicial da covid-19. O medicamento será distribuído para as unidades básicas de saúde e ficará disponível para pacientes acima de 65 anos de idade com alto risco de desenvolver formas graves da doença. De acordo com a Anvisa, o medicamento é indicado para o uso nesses pacientes a partir do resultado positivo para covid-19 e no prazo de cinco dias após início dos sintomas. Ele é composto por nirmatrelvir e ritonavir e já havia sido aprovado pela Anvisa, para uso emergencial, em março deste ano.

Subiu para 13 o número de mortos durante a passagem do furacão Ian pela Flórida, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por autoridades estadunidenses nesta quinta-feira. Porém, a quantidade de vítimas pode aumentar ainda. Em pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira que o furacão Ian pode ser “o mais letal” da história da Flórida. Ele disse ainda que os números ainda não são claros, mas há relatos de que pode ter havido uma perda substancial de vidas. O furacão Ian já perdeu força e caiu para a categoria 2, mas registra ainda ventos de até 168 km/h. Na sua fase mais forte, o fenômeno chegou a registrar ventos de 240 km/h e alcançou os Estados Unidos na categoria 4. A passagem do furacão ainda destruiu casas, derrubou árvores e provocou inundações, com o nível do mar subindo até quatro metros.

A previsão é de tempo instável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Áreas de instabilidade deixam o tempo nublado no território gaúcho. Existe a previsão de chuva e garoa em todas as regiões do Estado. Com o avanço das áreas de instabilidade há risco de chuva forte isolada e de queda de granizo no Rio Grande do Sul. Além disso, a previsão aponta rajadas de vento, que podem chegar até 50km/h, na Serra, na Região Metropolitana, na Região Norte e no Litoral Norte. A manhã foi de frio e à tarde a temperatura fica amena. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica nublado e existe a previsão de chuva ao longo desta sexta, com máxima de 20°C. No sábado, as chuvas seguem atuando na metade Leste e parte da Campanha, devido ao fluxo de umidade do oceano. No restante do Estado, o sol aparece entre muitas nuvens. A tendência é que no domingo, a condição para chuva fraca se mantenha na região Sul e no Nordeste gaúcho entre a manhã e a tarde.