Ouça no Meio-Dia: a morte de adolescente após ataque a tiros na Capital e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O número de casos de varíola dos macacos oficialmente registrados no Rio Grande do Sul chegou a 200. A informação foi divulgada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde nesta terça-feira. O número de casos suspeitos de monkeypox apresentou nova queda, em relação ao levantamento de sexta-feira passada. São 214 em análise, contra 235 quatro dias atrás. Isso significa que, apesar de novas confirmações, não houve avanço significativo de novas suspeitas. Os casos estão distribuídos em 36 municípios gaúchos. Porto Alegre é a cidade com maior número de casos, com 111 registros da doença. A Secretaria Estadual da Saúde confirmou a transmissão comunitária da doença no dia 18 de agosto. Em Porto Alegre, a transmissão comunitária foi estabelecida no dia 12 de agosto. Essa situação se configura quando não é possível identificar a origem da infecção.

A Polícia Civil confirmou a morte do adolescente de 12 anos que foi atingido em um tiroteio na tarde desta terça-feira. O fato ocorreu no bairro Cascata, zona sul de Porto Alegre. Elieser Samuel Silveira Lucas cortava o cabelo em uma barbearia. Segundo a polícia, três homens chegaram ao local em um carro branco. Um deles desceu do veículo, entrou na barbearia e atirou a esmo. O dono da barbearia, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber atendimento médico. Ele foi identificado como Edegar Lisboa, de 26 anos, que deixa um filho de apenas 11 meses. Já Elieser foi baleado na cabeça e foi encaminhado ao HPS, mas não resistiu. Outros dois homens, de 20 e 23 anos, ficaram feridos. Eles foram transferidos ao HPS.

Um assaltante foi baleado após uma abordagem policial entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, na zona norte de Porto Alegre. O caso ocorreu após uma sequência de assaltos na região do Terminal Triângulo. Outro criminoso que estava junto no momento dos crimes conseguiu fugir em um Renault Sandero que os dois haviam roubado nas imediações da UPA Moacyr Scliar. Após realizarem os roubos, sendo que em um deles chegaram a apontar uma arma contra a cabeça de uma das vítimas, os ladrões foram interceptados por policiais à paisana na avenida Engenheiro Francisco Rodolfo Simch. Houve confronto e um dos assaltantes foi baleado. O criminoso ferido foi atendido e encaminhado para atendimento médico no Hospital Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre. Com ele, foi encontrada uma arma falsa. Cinco celulares foram recuperados. O carro que foi roubado ainda não foi encontrado. Buscas foram feitas durante a madrugada, mas o ladrão que fugiu não foi encontrado.

Encerram nesta quarta-feira as inscrições na lista de espera do Programa Universidade para Todos, o Prouni. O prazo diz respeito àqueles candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas do programa. Para se inscrever na lista, é preciso acessar a página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação, o MEC. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 3 de outubro. Os selecionados nesta fase precisarão comprovar suas informações de 3 a 7 de outubro.

O tempo segue firme em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O dia começou com um pouco de frio, mas durante a tarde o calorzinho predomina. O tempo fica firme em quase todo o território gaúcho, com sol entre nuvens em algumas áreas. Casos de Porto Alegre e Gravataí, onde a máxima será de 20 graus. Já nas Regiões Noroeste e Norte do Estado pode chover de forma isolada. O tempo instável se mantém nestas áreas na madrugada e na manhã de quinta-feira. Depois, as chuvas se espalham para as demais regiões da metade Oeste e Vales ao longo do dia. No restante do estado, a nebulosidade continua predominando e as temperaturas variam pouco. A tendência é que na sexta-feira, as chuvas se espalhem por todas as regiões.