Ouça no Meio-Dia: a previsão do tempo para o fim de semana e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 23 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A formação de uma ciclone extratropical provocou ventania no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Ainda durante a tarde, a chuva volumosa e fortes rajadas de vento provocaram estragos em Rio Grande, na Região Sul do Estado. A ventania derrubou postes e destelhou residências. A Defesa Civil está entregando lonas aos moradores atingidos. As localidades mais afetadas foram Barra Nova e Maria dos Anjos. Segundo a Prefeitura de Rio Grande, foram registradas rajadas de vento de cerca de 100 km/h nesta quinta. Na Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos, rajadas de vento com velocidade de até 80 km/h provocaram estragos em diversos pontos. Na área de concessão da RGE, 25 mil clientes ficaram sem energia elétrica. O vento forte fez também um avião arremeter em Porto Alegre. Segundo a Fraport, o caso ocorreu com um voo da companhia Azul, vindo de Punta del Este, no Uruguai, que deveria pousar às 16h10min. A aeronave arremeteu às 16h09min, devido ao forte vento, e pousou às 16h21min no Aeroporto Salgado Filho. Durante a madrugada, neve foi registrada em ao menos cinco municípios da Serra de Santa Catarina.

Nesta sexta-feira, os ventos seguem soprando entre moderada e forte intensidade na faixa Leste, no Norte e no Nordeste gaúcho. Porém, as chuvas se afastam do estado e o tempo volta a ficar firme em todas as regiões, devido ao avanço de uma massa de ar polar. Com isso, o frio ganha força nesta sexta-feira. O dia começou com temperaturas baixas em território gaúcho. Ao longo desta sexta-feira, mesmo com o predomínio do sol, a sensação será de frio durante todo o dia. Durante a noite, as temperaturas caem ainda mais. Em Porto Alegre e Canoas, o tempo fica firme e existe a possibilidade de rajadas fortes de vento nesta sexta, com máxima de 17°C. A manhã de sábado também será de frio, com temperaturas ainda mais baixas entre o Norte e a Serra. Existe o risco de geada nestas áreas e em pontos da Campanha. À tarde o sol segue predominando e as temperaturas se elevam um pouco mais em comparação aos dias anteriores. A tendência é que as chuvas retornem à faixa Norte do Estado no domingo.

A Receita Federal liberou hoje a consulta ao quinto e último lote de restituição deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. A consulta está disponível na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar Restituição”. Outra opção é acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, que está disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS. Uma vez que este é o último lote regular do ano, quem não estiver na lista de restituição caiu na malha fina. Nesse caso, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o e-CAC, e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco. No próximo dia 30, a Receita depositará R$ 1,9 bilhão para 1.220.501 de contribuintes. Desse total, cerca de R$ 221 milhões serão pagos a quem têm prioridade legal, entre eles idosos acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e, por fim, aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante do lote será destinado a contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta sexta-feira, a quarta dose estará disponível para pessoas com 20 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Neste novo público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

Estará disponível a partir deste sábado a exposição Cidade feita de rio, em Porto Alegre. Ela é a primeira a ocupar a nova galeria do Paço Municipal, localizada na Praça Montevidéu, nº 10, no Centro Histórico. A abertura ocorre das 11h às 13h. A visitação vai até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é franca. O novo espaço fica localizado no segundo andar. A mostra itinerante traz 60 obras que retratam o Guaíba através do olhar de 40 artistas. Ela reúne fotografias que apresentam diferentes perspectivas sobre o Guaíba. A exposição é apresentada pela Smart Arquitetura e é um dos desdobramentos de uma ação cultural iniciada em 2019, com a proposta de selecionar fotografias, profissionais e amadoras, que contemplassem o Guaíba como personagem central. Além da exposição, a ação resultou na publicação de um livro homônimo com 112 fotografias. A curadoria e edição foram da jornalista e escritora Cláudia Aragón.


Compartilhe: