Ouça no Meio-Dia: o sequestro de uma mulher em Vacaria e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 22 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira, uma operação em busca de provas de supostas fraudes tributárias. São alvo cinco empresas no setor de componentes para fabricação de palmilhas para calçados. A Receita Federal estima que tenham sido emitidos mais de R$ 30 milhões em notas fiscais fraudulentas, o que resultou em mais de R$ 12 milhões sonegados em tributos federais. Chamada de “Nota Calçada”, a operação cumpre 9 mandados de busca e apreensão em Campo Bom e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os crimes investigados são de falsidade ideológica, associação criminosa e sonegação fiscal, além de eventual prática de crime de lavagem de dinheiro. Os nomes das empresas investigadas não foram divulgados.

Dois jovens, de 19 e 22 anos, foram presos pelo sequestro, agressão e assalto de uma mulher de 53 anos, em Vacaria, na Serra. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido. Os crimes aconteceram durante a noite desta quarta-feira. Segundo a Polícia, a vítima foi obrigada por três jovens a entrar em um carro no início da noite e, já dentro do veículo, foi agredida. Depois, ela foi deixada em Parada Cristal, distante cerca de 100 quilômetros de Vacaria, na região de Ana Rech, em Caxias do Sul. Os suspeitos chegaram a fugir com o carro dela, e também com cartões banco e um celular. A vítima então pediu socorro à Polícia de Caxias do Sul. Ela teve ferimentos leves e foi encaminhada à UPA da Zona Norte após ser atendida pelo Samu.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta quinta-feira, a quarta dose estará disponível para pessoas com 22 anos ou mais vacinadas com a terceira há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Neste novo público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente.

Os eleitores têm até esta quinta-feira para solicitar a segunda via do título de eleitor no cartório eleitoral da zona onde tem cadastro. No documento estão presentes o número do título, zona e seção de votação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, para a emissão da segunda via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral. A segunda via pode ser solicitada no cartório da zona eleitoral onde o eleitor está registrado. Mas, neste ano, há uma outra opção. O eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”. O título eleitoral não é o único documento que dá direito à participação nas eleições. As pessoas aptas a votar podem se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo. Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O tempo fica instável em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Previsão adverte para risco de vento e chuva volumosa em pontos do Estado. A quinta começou com nebulosidade no Rio Grande do Sul. A área de instabilidade provoca chuva em grande parte do território gaúcho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva volumosa pode ocorrer em pontos da Região Sul, da Região Metropolitana, da Serra, do Litoral Norte e do Norte do Estado. Além disso, existe a previsão de rajadas de vento, que podem atingir 100 km/h, além do risco de queda de granizo. Em Porto Alegre e Alvorada, o tempo nublado predomina, com risco de chuva forte, e máxima de 16°C. E a primavera vai começar com bastante frio no Rio Grande do Sul. O início da nova estação está marcado para às 22h04 da noite desta quinta-feira. Ainda ao longo desta quinta-feira, o avanço de uma massa de ar frio deixa o tempo firme na Fronteira Oeste do Estado. Já na sexta-feira, a presença desta massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura e geada no território gaúcho. A geada pode ocorrer em áreas da Campanha gaúcha, Fronteira com o Uruguai, região de Santana do Livramento, Bagé, e no Norte do Estado. o sábado, conforme a Climatempo, ainda há condições para formação de geada na Região Norte do Estado e na Serra gaúcha.


Compartilhe: