Ouça no Meio-Dia: a transferência de detentos para presídios federais e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 15 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

As forças de segurança das esferas federal e estadual realizaram, na manhã desta quinta-feira, a transferência para presídios federais de 13 detentos em posição de liderança nas principais organizações criminosas do Rio Grande do Sul. Os presos estavam na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, a Pasc, e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, a Pmec. As duas ficam no mesmo complexo. A operação, chamada de “Império da Lei IV”, teve o emprego de cerca de 300 agentes, 30 viaturas e uma aeronave, além da atuação de 12 instituições estaduais e federais. Segundo o governo do Estado, a ação é uma resposta ao crime organizado em território gaúcho. Também foi a primeira operação em que os agentes penitenciários utilizaram câmeras corporais, entregues pelo governo do Estado à Susepe no final de agosto. Os equipamentos possibilitam o armazenamento de imagens e dados em servidores remotos, com transmissão de vídeo ao vivo para uma central de monitoramento e localização via GPS.

Dois piquetes pegaram fogo no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, na madrugada desta quinta-feira. Três pessoas estavam dormindo no Parque Harmonia no momento do sinistro, mas conseguiram sair sem ferimentos. Os piquetes atingidos foram o Amigos do Sul e o Freitas Brasil. Outros dois piquetes tiveram danos menores, todos localizados próximos à Casa do Gaúcho. Havia a preocupação com a possibilidade de o fogo se alastrar devido à proximidade entre os piquetes. Mas as chamas foram controladas pelos bombeiros, que enviaram duas viaturas ao local. A Polícia Civil irá investigar a causa do sinistro. De acordo com os bombeiros, o plano de prevenção e controle de incêndio de todos os locais está atualizado.

Uma mulher morreu após ser atropelada na ERS-239, em Sapiranga, no Vale do Sinos, na noite de quarta-feira. A vítima foi atingida por uma minivan Mercedes-Benz Sprinter quando tentava atravessar a rodovia. A vítima, que não teve a identidade divulgada, tinha 47 anos. A morte foi declarada no local após a chegada do SAMU. O condutor da Sprinter foi submetido ao teste do bafômetro. A polícia rodoviária, porém, não divulgou informações sobre o resultado. As causas do acidente serão apuradas em inquérito policial.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a Covid-19. A partir desta quinta-feira, a quarta dose está disponível para pessoas com 28 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindóia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Para este novo público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. A quarta dose está disponível também para todas as pessoas com comorbidades entre 18 e 27 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Assim como para as pessoas acima de 28 anos, poderão ser utilizadas para este público as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

A previsão do tempo aponta a presença de muitas nuvens em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O dia começou frio no Estado, mas a temperatura fica amena no território gaúcho. Na fronteira oeste, as temperaturas sobem um pouco mais. As nuvens podem trazer chuva fraca e isolada na Região Central, na Região Sul, na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral Norte. Isso ocorre devido à circulação de um ciclone extratropical na costa, que vai impulsionar um vento úmido para a região mais próxima do mar. Na sexta-feira, o tempo firme volta a atuar em todo o estado, mas a nebulosidade segue variando em todas as regiões. As temperaturas se elevam um pouco mais em comparação aos dias anteriores, principalmente na metade oeste. A tendência é que as instabilidades retornem à ao Estado no domingo, e se espalhem para as demais áreas na segunda-feira.


Compartilhe: