Ouça no Meio-Dia: a previsão do tempo para a semana e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 14 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um homem e uma mulher foram presos e um menor de idade foi apreendido enquanto transportavam um arsenal de armas em Rio Grande, na região Sul do Estado. Com eles foram apreendidas granadas, pistolas, um fuzil e munições. O grupo foi abordado por policiais rodoviários federais na BR-392 após o recebimento de informações do serviço de inteligência da PRF. Os policiais abordaram um Volkswagen Fox, emplacado em Rio Grande. Na vistoria localizaram o arsenal em um compartimento oculto no painel. No veículo estavam um homem de 28 anos, com ocorrências por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma, uma mulher de 32 anos, com antecedentes por tráfico de drogas e roubo, e um adolescente de 16 anos, já com duas ocorrências por homicídio e quatro por tráfico de drogas. Eles foram conduzidos à polícia judiciária para lavratura do flagrante. O carro e o armamento foram apreendidos.

Um homem morreu após ser atropelado por um carro na FreeWay, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O caso ocorreu por volta das 21h30 da noite, no sentido Porto Alegre-Litoral do quilômetro 79 da BR-290. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o carro envolvido no atropelamento é um Audi A3 emplacado em Canoas. O veículo atingiu a vítima próximo a um posto de combustíveis que fica na região. O pedestre, um homem de 23 anos, morreu no local. Ele não teve a identidade divulgada. O motorista do Audi, de 34 anos, não teve ferimentos e permaneceu no local. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.

Um serviço do Dmae deixa seis bairros da Zona Norte de Porto Alegre sem água nesta quarta-feira. Serão atingidos os moradores da parte baixa do Chácara das Pedras, da parte alta do Jardim Sabará, do Jardim Itu, das Vilas Jardim e Ipiranga e da parte baixa do Três Figueiras. O trabalho ocorre desde às 9h na Estação de Bombeamento Ipiranga 2. Serão trocados rolamentos de uma das bombas da estação. De acordo com o Dmae, a previsão é normalizar o abastecimento à noite. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Após os serviços nas redes distribuidoras, a água pode ficar turva. Caso isso aconteça, uma opção é ligar 156 opção 2 e solicitar lavagem do ramal de água.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a covid-19. A partir desta quarta-feira, a quarta dose estará disponível para pessoas com 29 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, é realizada em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindóia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Para este novo público, podem ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente. A quarta dose está disponível também para todas as pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 28 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Assim como para a população com 29 anos ou mais, podem ser utilizadas neste público doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

Uma massa de ar polar vai avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O dia já começou frio no Rio Grande do Sul. Em São Borja, a mínima foi de 10°C. Ao longo do dia, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa continua favorecendo a ocorrência de chuvas fracas na faixa Leste. Nestes locais, as temperaturas variam pouco ao longo do dia. Em Porto Alegre, o tempo fica nublado e existe a possibilidade de chuvisco nesta quarta, com máxima de 19°C. No restante do estado o sol predomina entre nuvens e as temperaturas se elevam um pouco mais em comparação às demais regiões. Na quinta-feira, o tempo muda pouco sobre o Rio Grande do Sul. A nebulosidade permanece na maioria das regiões e existe a chance de chuva na metade Leste. Já na metade Oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas aumentam, especialmente na fronteira oeste. A tendência é que o tempo volte a ficar estável em todo o estado na sexta-feira, mas ainda com variação da nebulosidade.