Ouça no Meio-Dia: os protocolos para o funeral da Rainha Elizabeth II e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 9 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A noite de ontem e o início desta sexta-feira foram marcados por episódios de violência em Porto Alegre e Região Metropolitana. A polícia acredita que os casos tenham relação com a disputa entre facções pelo controle de pontos de tráfico de drogas. Na Capital, no início da manhã, três pessoas morreram após uma troca de tiros com a Brigada Militar na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na região do bairro Praia de Belas. Conforme a Brigada Militar, os agentes monitoravam a região quando os ocupantes de um veículo efetuaram disparos contra eles. Os policiais reagiram e as três pessoas que estavam no veículo foram baleadas. Outro caso ocorreu no bairro Medianeira. Os policiais ouviram sons de tiros na região e, em seguida, identificaram a origem dos disparos. Após confronto, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido. Uma submetralhadora foi apreendida com eles. No bairro Humaitá, uma mulher foi morta e outras duas pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros. Segundo relato da Brigada Militar, o objetivo dos criminosos que invadiram o local em que as vítimas estavam era matar um homem de 27 anos. Porém, quem acabou ferida e, posteriormente, veio a óbito, foi a sogra dele, de 45 anos. Ela foi identificada como Maria de Lourdes Ferreira. O homem que era alvo dos criminosos e uma criança de 10 anos ficaram feridos. Os criminosos fugiram de carro logo após o ataque. Por fim, em Alvorada, na Região Metropolitana, um jovem de 23 anos foi morto a tiros dentro de sua residência, no bairro Tijucas, na noite de ontem. Segundo a polícia, dois criminosos invadiram a casa no momento em que a vítima dormia com a namorada e efetuaram mais de 20 disparos. A vítima foi identificada como Lucas da Silva Vargas. Segundo a Polícia, Lucas estava com tornozeleira eletrônica. Ele tinha antecedentes por tráfico de drogas e havia deixado a prisão há cerca de três meses.

Ainda na quinta-feira, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, no Palácio Piratini com objetivo de tratar sobre as ações de enfrentamento à criminalidade na Capital. No encontro, Melo salientou que os últimos episódios impactam na vida dos porto-alegrenses, em específico em comunidades como Mário Quintana e Cruzeiro. De sua parte, o governador disse que as forças de segurança seguirão tomando medidas firmes contra a criminalidade, com o objetivo de preservar o bem-estar da sociedade. Melo concluiu dizendo que os recentes episódios de criminalidade preocupam muito, e que é necessário somar esforços para proteger a população e garantir o direito de circulação dos moradores.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, apresentou recuo de 0,36% em agosto. Este é o segundo mês consecutivo de deflação e é o menor índice para o mês desde 1998. Agora, no ano, o IPCA acumula alta de 4,39% e, nos últimos 12 meses, de 8,73%. O resultado ficou abaixo dos 10,07% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Além disso, esta alta é a menor desde junho de 2021. Assim como em julho, o resultado de agosto foi influenciado principalmente pela queda no grupo dos Transportes, que desacelerou 3,37%, e pelo grupo Comunicação, que teve retração de 1,10%. O resultado dos Transportes foi influenciado mais uma vez pela queda no preço dos combustíveis, que recuou 10,82%. Já no grupo Comunicação, a variação negativa se deve especialmente à redução nos planos de telefonia fixa, com retração de 6,71% e de telefonia móvel, com recuo 2,67%.

Após a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida nesta quinta-feira, a monarquia britânica tem um plano com uma série de eventos que devem durar ao menos 10 dias, tempo de luto pelo falecimento. Até o momento do fechamento desta edição do Meio-Dia, o avião que levava o novo rei da Inglaterra, Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camila, havia deixado o aeroporto de Aberdeen, na Escócia, a caminho de Londres. Um pronunciamento estava previsto para às 14h no horário de Brasília. Este ato é o primeiro do chamado “London Bridge”. O plano prevê uma série de protocolos a serem ativados após o falecimento da rainha, tanto para o novo rei como para o funeral. Além do pronunciamento de Charles III, o Conselho de Adesão deve formalizar a proclamação do novo rei e todos os trabalhos do Parlamento serão suspensos por 10 dias. Também deve ocorrer uma reunião entre o novo monarca, a premiê Liz Truss e membros do governo.

Uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O tempo fica instável no Estado. Além da chuva, esta área de instabilidade trará vento em vários pontos do Território gaúcho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento podem ser de até 100 km/h. Também existe a chance de queda de granizo. O alerta para temporal vale para as regiões Sul, Central, Metropolitana e Serra. Quanto às temperaturas, haverá uma mudança brusca com a chegada da frente fria. Muitas cidades gaúchas que terão calor no período da tarde vão terminar o dia com frio. Em Porto Alegre e Alvorada, o tempo fica instável, há risco de chuva forte e temporal, com máxima de 25°C.