Ouça no Meio-Dia: o estado de saúde da Rainha Elizabeth II e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 8 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Acampamento Farroupilha 2022 foi aberto de forma oficial em Porto Alegre com o acendimento da Chama Crioula no começo da noite desta quarta-feira. Ainda durante a tarde a centelha da Pira da Pátria deixou o Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital, e foi conduzida até o acampamento, no Parque Harmonia. Ela foi levada pelas mãos de Otacílio Souza Soares Xiru e por um grupo de cavalarianos da Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz e Belém Novo. O trajeto a cavalo durou cerca de uma hora e meia pelas ruas centrais da cidade. No palco principal, o prefeito Sebastião Melo e a patrona dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre 2022, a tradicionalista e ativista cultural Vera Aguiar, receberam a centelha e acenderam a Chama Crioula. No final do evento, o representante do Piquete Fraternidade Gaúcha do Rio Grande do Sul, Diego Persan, e o representante do Piquete Mala de Garupa da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Índio Guaracy, levaram a tocha com a Chama Crioula até o Piquete dos 250 anos, onde será guarnecida, dia e noite, até 20 de setembro. Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, 90 mil pessoas estiveram no acampamento neste feriado. Nos 20 dias de acampamento serão 70 atrações. O Acampamento Farroupilha tem entrada gratuita de pedestres. Já os estacionamentos são pagos.

Líderes de organizações criminosas suspeitas de ordenarem execuções foram presos em municípios da Região Metropolitana em operação da Polícia Civil nesta quinta-feira. Segundo a investigação, as execuções foram motivadas por disputas por territórios para o tráfico de drogas em Porto Alegre. As investigações policiais começaram em abril deste ano. A Polícia Civil teve acesso a uma conversa entre dois líderes de facções criminosas. No diálogo, eles tentam chegar a um acordo em relação à partilha do território do tráfico de drogas na Capital. Eles procuram definir qual organização ficará com qual área. Porém, eles não chegam a um termo e o conflito segue. Conforme a Polícia Civil, as cúpulas das organizações criminosas estão relacionadas e mantém negociações constantemente. Ao todo nesta quinta-feira, 23 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de 32 mandados de prisão temporária em Porto Alegre, Gravataí, Guaíba e Canoas. Os detidos foram encaminhados para casas prisionais.

O novo trecho da rua Anita Garibaldi, próximo ao Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, será liberado nesta quinta-feira. Ele estava em obras de prolongamento, mas agora, segundo a prefeitura, os serviços estão finalizados. A abertura está marcada para às 13h30. A expectativa da prefeitura é que o novo trecho receba parte dos 20 mil veículos que utilizam diariamente a avenida Nilo Peçanha para acessar os shoppings da região e o Parque Germânia. A obra é uma das obrigações assumidas pelo centro comercial como contrapartida à expansão do empreendimento. O trecho tem 900 metros de extensão, entre a rua Carlos Legory e a avenida João Wallig. Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 16 milhões. A execução foi da Construtora Coesul e fiscalização da Smoi (Secretaria de Obras e Infraestrutura).

O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta-feira que os médicos da rainha Elizabeth II estão preocupados com a saúde da monarca de 96 anos e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. No comunicado, o palácio afirma que a rainha “continua confortável em Balmoral”, seu retiro nas montanhas escocesas. Seus familiares mais próximos já foram informados e viajaram para o local. A Rainha Elizabeth II é acometida por alguns problemas de saúde desde outubro de 2021. Os problemas a deixaram com dificuldades para andar e ficar em pé. Na quarta-feira, a rainha foi forçada a renunciar a uma reunião virtual.

Uma massa de ar quente ganha força nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. O tempo firme predomina no Estado. O dia começou com temperatura amena, mas à tarde o calor ganha força, principalmente nas Regiões Central, Noroeste e Norte. A máxima vai passar dos 30°C em várias cidades gaúchas. Em Santa Rosa, a massa de ar quente predomina e o tempo fica firme, com máxima de 31°C. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Região Sul, na Campanha e na Região Central ao longo desta quinta.


Compartilhe: