Ipec: Lula tem 48% das intenções de voto; e Bolsonaro 31% no 1º turno

O levantamento entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Compartilhe:

O Ipec divulgou, nesta segunda-feira (26), a sexta e penúltima rodada de pesquisa de intenção de voto para o cargo de presidente da República. Os levantamentos anteriores vinham indicando oscilações entre os principais candidatos dentro da margem de erro. Em relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, Lula passou de 47% para 48%. Bolsonaro se manteve com 31%.

O levantamento entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro e foi contratado pela TV Globo. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01640/2022 e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

O Ipec é formado por técnicos e executivos do antigo Ibope, que deixou de fazer pesquisas eleitorais. O novo instituto atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Pesquisa estimulada

Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Se as eleições para presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”

, Vera Lucia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

Votos válidos

  • Lula (PT): 52% dos votos válidos;
  • Jair Bolsonaro: 34%;
  • Ciro Gomes: 6%;
  • Simone Tebet: 5%;
  • Soraya Thronicke: 1%;
  • Felipe d’Avila: 1%.

Segundo turno

O cenário de segundo turno do Ipec considera apenas os candidatos que tinham mais de 10% das intenções de voto na última pesquisa, divulgada no dia 5 de agosto.


Compartilhe: