Pesquisa Ipec mostra estabilidade na disputa presidencial: Lula tem 44%; e Bolsonaro, 31%

Lula segue líder com 44% e Bolsonaro teve leve redução para 31%.

Uma nova pesquisa do Ipec, encomendada pela TV Globo, mostrou um cenário de estabilidade na corrida à Presidência na noite desta segunda-feira (5). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 44% e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 31%, uma queda de um ponto percentual ainda dentro da margem de erro.

Os números são praticamente os mesmos da última pesquisa, em 29 de agosto, quando Lula tinha 44% e Bolsonaro 32%.

Na terceira colocação aparece Ciro Gomes (PDT), com 8%, seguido por Simone Tebet (MDB), 4%. Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% cada. Os demais candidatos não atingiram 1%.

Os que informaram que votarão nulo ou branco somam 6% e os que disseram que não sabem ou não quiseram responder foram 5%.

Em um cenário de segundo turno, Lula teria 52% dos votos contra 36% do atual presidente.

Nos cenários de rejeição dos eleitores, Bolsonaro lidera com 49% dos entrevistados dizendo que não votam no candidato de jeito nenhum. Lula está em segundo, com 36%, e Ciro em terceiro, com17%.

A pesquisa entrevistou 2.512 pessoas entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-00922/2022.