Ipec Governador RS: Leite tem 36%; e Onyx 27% das intenções de voto

A pesquisa ouviu 1.808 eleitores entre os dias 28 a 30 de setembro, em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Ipec divulgou, nesta sexta-feira (30), a quinta e última rodada de pesquisa de intenção de voto para o cargo de Governador do RS. A pesquisa ouviu 1.808 eleitores entre os dias 28 a 30 de setembro, em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

A sondagem foi contratada pelo Grupo RBS (RBS Participações S.A. / Televisão Gaúcha S.A.) e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02778/2022 e no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) sob o número RS-04427/2022.

Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Em quem o senhor ou senhora votaria para o cargo de governador do Rio Grande do Sul se a eleição fosse hoje?” Os nomes dos candidatos aparecem conforme o nome que consta no TSE e que o eleitor vai ver na urna.

Pesquisa estimulada no 1º turno

A candidatura de Cesar Augusto (PCO) foi indeferida pelo TSE. O nome do candidato, no entanto, consta na urna.

Votos válidos

A candidatura de Cesar Augusto (PCO) foi indeferida pelo TSE durante o período de campo desta pesquisa, portanto, seu nome ainda constava no questionário desta rodada.

Segundo turno

O Ipec também simulou possíveis cenário de segundo turno nas Eleições. Para a simulação, o Ipec utilizou como critério testar os candidatos que atingiram dois dígitos de intenção de voto na terceria pesquisa, divulgada em 16 de setembro.

Os eleitores responderam à pergunta: “Se a eleição para governador do Estado tiver um segundo turno entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL), em quem o senhor ou a senhora votaria?”. Os nomes dos candidatos aparecem conforme o nome que consta no TSE e que o eleitor vai ver na urna.

Cenário 1: Leite x Onyx

Cenário 2: Leite x Pretto

Cenário 3: Onyx x Pretto