Datafolha: Lula tem 48%; e Bolsonaro 34% das intenções de voto a três dias das eleições

O levantamento ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta (29). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Instituto Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (29), uma nova pesquisa eleitoral para identificar a intenção de voto para o cargo de presidente da República. A três dias do pleito, o cenário mantém estabilidade, com novas oscilações dos principais candidatos dentro da margem de erro.

O levantamento ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades de terça (27) a esta quinta (29). Ela foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrada com o número BR-09479/2022 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa estimulada no 1º turno

Para a realização da pesquisa estimulada, os eleitores responderam à seguinte pergunta: “Se a eleição para presidente fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”

Felipe D’Ávila (Novo), Vera (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Kelmon Souza (PTB) não chegaram a 1% das intenções de voto.

Votos válidos

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo turno

Os entrevistados foram perguntados sobre sua inteção de voto em um eventual segundo turno. Eles responderam à pergunta: “Se o segundo turno da eleição para presidente fosse hoje e a disputa ficasse apenas entre estes candidatos, em quem você votaria?”

  • Lula (PT): 54% (=);
  • Bolsonaro (PL): 39% (+1%);