Ouça no Meio-Dia: a previsão do tempo para o fim de semana e mais notícias da manhã

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Duas pessoas morreram, na manhã desta sexta-feira (16), em uma colisão entre um carro e uma van em São Martinho, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. O impacto entre os dois veículos ocorreu por volta das 6h30 da manhã. Outras 13 pessoas ficaram feridas. Conforme informações da Brigada Militar, um Volkswagen Jetta bateu, de frente, contra uma van Mercedes-Benz Sprinter. As vítimas são dois jovens, de 22 e 24 anos, ocupantes do Jetta. Treze passageiros da van ficaram feridos.

Uma mulher de 63 anos morreu após um incêndio atingir sua residência. O caso foi registrado em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, na noite desta quinta-feira. A vítima foi identificada como Eronita Lucas dos Santos. Ela era cadeirante e estava sozinha em casa no momento do sinistro. Segundo a Polícia Civil, um familiar ainda tentou socorrer Eronita, mas, devido às chamas, não conseguiu entrar no local. Conforme o corpo de bombeiros, que foi chamado próximo da meia-noite, quando a guarnição conseguiu entrar na casa, já encontrou o corpo carbonizado. Ele estava próximo da porta que dá acesso à residência. Após o controle das chamas, Polícia Civil e Brigada Militar foram acionados para dar início à apuração do caso. Em seguida, corpo da vítima foi encaminhado para necropsia pelo Instituto-Geral de Perícias. A casa tinha cerca de 30 metros quadrados e ficava na localidade de Linha Bem Feita, no interior do município. Ela era de madeira e o incêndio provocou perda total. A principal suspeita da Polícia Civil é que a causa do sinistro tenha sido um problema na fiação elétrica.

Um homem de 48 anos foi preso por ter abusado sexualmente de uma criança de 5 anos. O fato ocorreu na quinta-feira, em Panambi, na Região Noroeste do Estado. Após ser flagrado por moradores, o detido ainda tentou fugir em uma motocicleta. Para intensificar as buscas, a Polícia Rodoviária Federal foi informada do crime pela Polícia Civil e pela Brigada Militar. O detido acabou interceptado pela PRF, um tempo depois, na BR-158, a 15 quilômetros do local do crime. Depois, ele foi encaminhado para a delegacia de polícia, para registro do flagrante. Em seguida, o homem foi conduzido a uma casa prisional.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a Covid-19. A partir desta sexta-feira, a quarta dose está disponível para pessoas com 27 anos ou mais vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, ocorre em 35 locais. Shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Neste novo público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da dose aplicada anteriormente.

O tempo firme volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O dia começou frio em várias cidades gaúchas devido ao avanço de uma massa de ar polar. À tarde a temperatura fica agradável, mas o frio ganha força no começo da noite. Em Vacaria, mesmo com sol, a mínima foi de 5ºC. Ao longo desta sexta-feira, a máxima será de 16°C no município dos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens e o frio ganha força no começo da noite, com máxima de 19°C. Apesar do frio, o sol vai predominar na maior parte do Estado. A maior concentração de nuvens ocorre na Região Metropolitana e Litoral Norte. No sábado, o sol predomina entre poucas nuvens em todas as regiões e as temperaturas seguem em gradual elevação à tarde. Já no domingo, a tendência é que as instabilidades retornem ao Estado. Existe o risco de temporais isolados principalmente em áreas da metade oeste.