Ipec transfere data de pesquisa sobre intenção de voto para governador no RS

A quarta rodada do levantamento de intenção de voto do Ipec estava prevista para ser divulgada nesta sexta-feira (23).

O Ipec Inteligência e Pesquisa alterou a data da pesquisa sobre a intenção de voto para governador do Rio Grande do Sul. A quarta rodada do levantamento de intenção de voto estava prevista para ser divulgada nesta sexta-feira (23). No entanto, ela protelada para segunda-feira (26).

Conforme o instituto de pesquisa, houve um erro com relação ao critério que utiliza para as simulações de segundo turno. Um dos candidatos alcançou dois dígitos de intenção de voto na terceira rodada da pesquisa, conforme regra determinada para o instituto. Seu nome, porém, não constava nos questionários submetidos ao TRE e ao TSE, nem na pesquisa de campo para a quarta rodada.

Para tratar todos os candidatos de forma isonômica, o instituto cancelou as entrevistas que já haviam sido feitas. O Ipec pediu a retificação da sondagem de cenário eleitoral junto ao TRE e ao TSE. Como leva tempo até conseguir ouvir o número de pessoas necessárias para um levantamento estatístico, a divulgação da pesquisa ocorrerá na próxima segunda-feira.

Ainda de acordo com o Ipec, haverá a divulgação de uma segunda pesquisa eleitoral no dia 30 de setembro, sexta-feira, antevéspera da eleição. Os levantamentos foram contratados pelo Grupo RBS (RBS Participações S.A. / Televisão Gaúcha S.A.) junto ao instituto de pesquisa.

Confira a nota do Ipec

O Ipec informa que, após o registro da pesquisa para o governo do estado do Rio Grande do Sul no TRE e TSE, no dia 17 de setembro, identificou um erro com relação ao critério que utiliza para as simulações de segundo turno, pois um dos candidatos que atingiu 2 dígitos nas intenções de voto da pesquisa divulgada no dia 16/09 não havia sido considerado. Em face disso, no dia 20/09, o Ipec retificou o registro feito anteriormente com um novo questionário e uma nova data de execução de campo. Além disso, cancelou as entrevistas que já haviam sido feitas. Por essa razão, e considerando o que dispõe a legislação eleitoral sobre o tema, a divulgação da pesquisa ocorrerá em 26/09/2022. Assim, na próxima semana serão divulgadas 2 pesquisas sobre as eleições do Rio Grande do Sul, uma no dia 26/09 e outra no dia 30/09.