Ipec para presidente: Lula tem 47%; e Bolsonaro 31% no primeiro turno

Esse é o penúltimo levantamento para o cargo de presidente do instituto antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022.

O Ipec divulgou, nesta segunda-feira (19), a quinta rodada de pesquisa de intenção de voto para o cargo de presidente da República. Esse é o penúltimo levantamento para o cargo de presidente do instituto antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, que ocorrem em 2 de outubro.

A sondagem foi encomendada pela TV Globo. O levantamento entrevistou 3.008 pessoas em 181 municípios entre os dias 17 e 18 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00073/2022 e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.

O Ipec é formado por técnicos e executivos do antigo Ibope, que deixou de fazer pesquisas eleitorais. O novo instituto atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Pesquisa estimulada

Os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Se as eleições para presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”

Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

Segundo turno

O cenário de segundo turno do Ipec considera apenas os candidatos que tinham mais de 10% das intenções de voto na última pesquisa, divulgada no dia 5 de agosto.