INMET emite alerta de temporal para o Rio Grande do Sul

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas para a possibilidade de ocorrência de temporal no Rio Grande do Sul. O aviso é válido entre esta quarta-feira (21) e a manhã de quinta-feira (22). As rajadas de vento podem alcançar os 100 quilômetros por hora, conforme o alerta laranja do órgão de meteorologia.

O motivo dos alertas é a passagem de uma nova frente fria pelo território gaúcho. A chuva está prevista para várias regiões do Estado, mas deve ser irregular e não alcança todas as cidades gaúchas.

O primeiro alerta é o laranja, para chuvas intensas, válido para as regiões Noroeste, Norte e Serra do Rio Grande do Sul. O INMET alerta para possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, entre 60-100 km/h. Também pode ocorrer queda de granizo.

O outro alerta é o amarelo, passa a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também podem ocorrer rajadas de vento entre 40-60 km/h. Este aviso é válido entre Noroeste, Norte, Serra, região metropolitana e Litoral Norte, Vale do Sinos, Paranhana e Caí, além de parte dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Arte: Agora RS / Agora no Tempo

Orientações em caso de temporal:

  • Evite transitar na rua durante o período do alerta.
  • Abrigue-se em local seguro.
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.
  • Não entre em alagamentos.
  • Observe alterações nas encostas.
  • Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Previsão do tempo

A quarta começa com a temperatura amena no Estado. Segundo a previsão, o dia começa com o tempo firme no território gaúcho. Com o avanço da área de instabilidade, aumenta a nebulosidade no Rio Grande do Sul.

A chuva atinge várias regiões do Estado, mas deve ser irregular e não alcança todas as cidades gaúchas. Há risco de chuva forte na Fronteira Oeste, na Campanha, na Serra e no Norte do Estado. Além disso, há risco de temporal na Fronteira Oeste.

Há possibilidade de rajadas de vento de até 50 km/h no Litoral e na Região Metropolitana nesta quarta. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens, mas logo fica instável e há possibilidade de rajadas de vento, mínima de 14°C e máxima de 19°C.

Como receber alertas da Defesa Civil

Como cadastro meu celular?

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP (Código de Endereçamento Postal) da área de interesse. Mas atenção: só números, sem hífen. Caso não consiga, repita o procedimento acrescentando o traço após o quinto número.

A seguir, envie uma mensagem SMS para 40199 contendo no corpo do texto apenas os números. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

Quanto custa?

O serviço de alertas, via SMS, é completamente gratuito.

Me mudei. Preciso cancelar e cadastrar um CEP novo. O que faço?

Caso você queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199. O cadastro de um novo CEP segue a linha acima de como cadastrar.