Exposição fotográfica em Rio Grande celebra tradição gaúcha

O público já pode prestigiar a história de 35 anos da entidade tradicionalista contada através de imagens de acervos em Rio Grande.

Cultura tradicionalista contada através de imagens de acervos que estão expostas na Galeria de Arte. Foto: Divulgação

 

As tradições gaúchas são as protagonistas da programação do Partage Shopping Rio Grande para os próximos dias com uma exposição fotográfica especial para celebrar a data da Semana Farroupilha.

Em parceria com o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, o público já pode prestigiar a história de 35 anos da entidade tradicionalista contada através de imagens de acervos que estão expostas na Galeria de Arte.

Também é possível conferir uma vitrine preparada com a evolução da indumentária do gaúcho, com trajes históricos e que promovem a cultura gaúcha de forma aberta e gratuita ao público.

De acordo com a Diretora Cultural da 6ª Região Tradicionalista, Jussara Senna Martins, a exposição é um convite para conhecer a história do centro cultural e acompanhar a rotina dos integrantes da entidade, que participam de eventos campeiros nacionais e internacionais.

“Temos fotos de eventos Campeiros como a Festa Campeira do RS, de danças mirins, e até mesmo no Festival de Folclore de Águeda, em Portugal. Um dos destaques das fotografias é a do acabamento da centelha da Chama Crioula, que foi realizada no Partage e que deve ser repetida também neste ano”, afirma Jussara.

Além de conferir as imagens expostas, o público poderá observar como a indumentária do gaúcho evoluiu ao longo do tempo, passando pelas roupas mais tradicionais até as mais atuais.

Chama Crioula

Dando continuidade aos festejos tradicionalistas da Semana Farroupilha, o Partage Shopping Rio Grande receberá no dia 16 de setembro a Chama Crioula.

Ela será conduzida pelos cavalarianos da 6ª Região Tradicionalista para iluminar a cultura gaúcha no Shopping, que também promoverá uma mateada com a presença da Invernada Mirim do CCN Sentinela do Rio Grande.

A programação será iniciada às 18h na Praça de Alimentação de forma gratuita e aberta ao público.