Exposição fotográfica em Rio Grande celebra tradição gaúcha

O público já pode prestigiar a história de 35 anos da entidade tradicionalista contada através de imagens de acervos em Rio Grande.

Compartilhe:
Cultura tradicionalista contada através de imagens de acervos que estão expostas na Galeria de Arte. Foto: Divulgação

 

As tradições gaúchas são as protagonistas da programação do Partage Shopping Rio Grande para os próximos dias com uma exposição fotográfica especial para celebrar a data da Semana Farroupilha.

Em parceria com o Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande, o público já pode prestigiar a história de 35 anos da entidade tradicionalista contada através de imagens de acervos que estão expostas na Galeria de Arte.

Também é possível conferir uma vitrine preparada com a evolução da indumentária do gaúcho, com trajes históricos e que promovem a cultura gaúcha de forma aberta e gratuita ao público.

De acordo com a Diretora Cultural da 6ª Região Tradicionalista, Jussara Senna Martins, a exposição é um convite para conhecer a história do centro cultural e acompanhar a rotina dos integrantes da entidade, que participam de eventos campeiros nacionais e internacionais.

“Temos fotos de eventos Campeiros como a Festa Campeira do RS, de danças mirins, e até mesmo no Festival de Folclore de Águeda, em Portugal. Um dos destaques das fotografias é a do acabamento da centelha da Chama Crioula, que foi realizada no Partage e que deve ser repetida também neste ano”, afirma Jussara.

Além de conferir as imagens expostas, o público poderá observar como a indumentária do gaúcho evoluiu ao longo do tempo, passando pelas roupas mais tradicionais até as mais atuais.

Chama Crioula

Dando continuidade aos festejos tradicionalistas da Semana Farroupilha, o Partage Shopping Rio Grande receberá no dia 16 de setembro a Chama Crioula.

Ela será conduzida pelos cavalarianos da 6ª Região Tradicionalista para iluminar a cultura gaúcha no Shopping, que também promoverá uma mateada com a presença da Invernada Mirim do CCN Sentinela do Rio Grande.

A programação será iniciada às 18h na Praça de Alimentação de forma gratuita e aberta ao público.


Compartilhe: