Eleitores devem verificar local de votação com antecedência

Desde o último pleito municipal no Rio Grande do Sul, 682 locais de votação foram alterados para as Eleições Gerais deste ano.

Compartilhe:

O TRE-RS está reforçando o pedido para que os eleitores verifiquem o seu local de votação com antecedência. O objetivo é que não haja sobrecarga dos servidores do Tribunal, com milhares de pessoas tentando descobrir onde votam na véspera e no dia da eleição. Veja como consultar onde você vota ainda nesta página.

Desde o último pleito municipal no Rio Grande do Sul, 682 locais de votação foram alterados para as eleições gerais deste ano. Além dessas mudanças definitivas, houve ainda 53 trocas temporárias de local, devido a diversos motivos ocorridos mais recentemente, como falta de energia elétrica (roubo de fiação), danos na estrutura, insegurança, entre outros motivos.

Conforme o TRE, as 188 seções desses locais foram remanejadas pelos cartórios para outros endereços próximos, visando minimizar o prejuízo às eleitoras e eleitores.

O Tribunal Regional Eleitoral aponta o exemplo do que ocorre em Porto Alegre. As 15 seções que funcionavam na Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, no Bairro Menino Deus, precisaram ser realocadas. A escola está sem energia elétrica após o furto de cabos no local, poucos dias antes da votação.

Quem vota na escola, vai exercer o direito no prédio do Foro Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.432), a menos de um quilômetro do endereço original, unindo-se às 8 seções que já funcionam ali.

Como descobrir se minha seção mudou de lugar?

Para descobrir se houve alteração no endereço da sua seção eleitoral, basta acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O eleitor deve clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar “Eleições 2022“. Em seguida, consulta ao local de votação. Depois, basta pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF.

Outra opção é a partir do site do TRE-RS. O caminho é um pouco diferente: o eleitor deve clicar em “Atendimento” e acessar “Serviços ao eleitorado/Título de eleitor/Informações sobre o meu Título/Consultar local de votação”. Preenchidos os dados, a página vai informar o local de votação, com endereço completo.

Pelo e-Título, é ainda mais fácil. O aplicativo informa o local de votação logo no início, abaixo do nome do eleitor. No entanto, ele deve ser baixado e configurado até o sábado, 1° de outubro.


Compartilhe: