Caso Rai Duarte: Brigada Militar conclui inquérito e indicia 17 pessoas

Rai Duarte ficou internado por 116 dias após ser espancado por PMs. Agressões ocorreram após partida entre Brasil e São José no dia 1º de maio.

Dezessete pessoas foram indiciadas no IPM (Inquérito Policial Militar) que investiga as agressões ao torcedor Rai Duarte, do Brasil de Pelotas. Ele ficou internado por 116 dias entre maio e agosto, após ter sido retirado de dentro de um ônibus de torcedores do Brasil de Pelotas após a partida contra o São José, pela Série C do Campeonato Brasileiro.

A apuração apurou as condutas de 17 policiais. Dez deles foram indiciados pelo crime de lesão corporal grave; 11 foram indiciados por tortura; e um policial militar foi indiciado por tortura e tentativa de homicídio. O nome dos investigados não foi divulgado.

Ainda durante a investigação foi apurado o crime de falso testemunho por parte de seis civis. Segundo as provas obtidas pela Brigada Militar na investigação interna, eles faltaram com a verdade em seus depoimentos. O Inquérito Policial Militar será encaminhado à Justiça Militar do RS, órgão responsável pelo julgamento.

Como foi o caso

Rai Duarte, agente de saúde de Pelotas e torcedor do Grêmio Esportivo Brasil, tinha vindo a Porto Alegre para a partida entre Brasil e São José, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Durante a partida, houve uma confusão entre as duas equipes. Rai nega que tenha participado do confronto entre as torcidas.

Após o jogo, ele embarcou em um ônibus para voltar a Pelotas. No entanto, o veículo foi abordado por policiais. Rai foi retirado do veículo. Torcedores que estavam no veículo relataram que não conseguiam ver o que estava acontecendo, mas ouviam sons semelhantes a pancadas e socos. Eles também disseram que foram ameaçado por PMs.

Rai foi levado pelos policiais até o Hospital Cristo Redentor. Ele chegou caminhando, mas logo em seguida passou mal e foi removido para a emergência. No hospital, os médicos identificaram que ele tinha sofrido graves lesões no sistema digestivo.