Campanha criada a partir de pesquisa da UFRGS alerta comunidade universitária sobre o suicídio

A "Elos" tem como objetivo, a partir da data específica do “setembro amarelo”, reduzir o estigma acerca do tema do suicídio

Uma pesquisa desenvolvida por Rômulo Oliveira Tondo, doutorando do PPGCOM/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Comunicação) resultou na criação de uma campanha colaborativa chamada “Elos”. Ela tem como objetivo, a partir da data específica do “setembro amarelo”, reduzir o estigma acerca do tema do suicídio.

A pesquisa de Rômulo busca compreender a recepção e o impacto das campanhas de prevenção ao suicídio entre estudantes universitários. “Com o desenvolvimento da pesquisa, a partir das análises das campanhas e das entrevistas com estudantes, conseguimos perceber alguns elementos importantes na comunicação das campanhas, em especial daquelas que tinham como principal público os jovens”, relata o doutorando.

A pesquisa tem orientação da professora doutora Elisa Piedras, também do PPGCOM/UFRGS, e coorientação do professor Pedro Vieira da Silva Magalhães, do PPGPSIQ/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria). A fim de articular os conhecimentos adquiridos na pesquisa com a prática de ensino e extensão, a equipe composta pelo pós-graduando e os orientadores teve a ideia de criar uma campanha que tivesse a articulação com outras organizações e atores sociais que já apresentavam propostas de comunicação na prevenção ao suicídio.

A construção colaborativa aconteceu nos dias 16 e 18 de agosto com representantes de diferentes organizações da sociedade civil. A mediação foi realizada pelos designers estratégicos Laura Andrade e Gabriel Thier.

A iniciativa contou com a participação de estudantes do curso de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Publicidade e Propaganda, docentes do curso de Medicina e Publicidade e Propaganda e técnicos da UFRGS e do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

Ao fim do processo de cocriação, os estudantes de publicidade Letícia Muller, Lucas Moura e Rafaela Cazarré foram responsáveis por construir o conceito criativo da campanha. Surgiu assim a “Elos em Nós”, uma campanha de prevenção ao suicídio focada no compartilhamento de informações para comunidade universitária.

São também apoiadores da iniciativa a Coreme/ HCPA (Comissão de Residência Médica), o Celg (Centro de Estudos Luis Guedes), a Fundmed (Fundação Médica do Rio Grande do Sul), o projeto de extensão Pega Leve – saúde mental do estudante universitário e o Cipas/UFRGS (Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde).

Acompanhe a campanha “Elos” a partir do perfil no instagram