Agentes da PRF flagram motorista de caminhão dirigindo há mais de 40 horas sem dormir

Os policiais ainda encontraram registros do caminhão transitando em velocidades altas.

Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) autuaram um motorista que dirigia um caminhão por mais de 2.500 km sem dormir.

Os policiais realizavam, na manhã desta quinta-feira (1), uma fiscalização na BR-101, em Osório, quando abordaram um caminhão carregado de mamão.

Ao verificarem os discos do tacógrafo, descobriram que o motorista, de 32 anos, havia iniciado a viagem na Bahia no dia 30 de agosto e, desde então, fez apenas pequenas paradas, que segundo ele foram para fazer as refeições.

Segundo a PRF, os agentes ainda encontraram registros do veículo transitando em velocidades altas, chegando até a 120 km/h. O condutor informou que a última vez que dormiu foi antes de carregar o veículo.

Nas consultas, os policiais verificaram que em 2020 ele foi autuado pela PRF pelo mesmo motivo. Segundo a PRF, o caminhão ficou retido até que o motorista fizesse o descanso exigido por lei.

Lei

Segundo a lei do descanso do motorista profissional (Lei 13.103 de 2015), o motorista de caminhão deve descansar pelo menos 11h a cada 24h de direção, sendo pelo menos 8h de forma ininterrupta.

O descumprimento dessa regra aumento o risco de acidentes causados pelo sono e por falta de atenção. O infrator recebe multa de natureza média no valor de R$ 130,06 e tem o veículo retido até que o motorista realize o descanso exigido.

Conforme a PRF, desde o início do ano, mais de 3 mil condutores de caminhões e ônibus foram autuados por essa infração nas rodovias federais gaúchas.

O caminhão carregava mamão. Foto: Divulgação/PRF