Aberta oficialmente a 40ª edição do Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha 2022 em Porto Alegre foi aberto de forma oficial com o acendimento da Chama Crioula.

Foto: Alex Rocha/ PMPA

 

O Acampamento Farroupilha 2022 em Porto Alegre foi aberto de forma oficial com o acendimento da Chama Crioula no começo da noite desta quarta-feira (7).

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, 90 mil pessoas estiveram no Acampamento neste feriado. À tarde, a centelha da Pira da Pátria deixou o Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital, e foi conduzida até o Acampamento, no Parque Harmonia, pelas mãos de Otacílio Souza Soares Xiru e por um grupo de cavalarianos da Lomba do Pinheiro, Morro da Cruz e Belém Novo.

O trajeto a cavalo durou cerca de uma hora e meia pelas ruas centrais da cidade. No palco principal, o prefeito Sebastião Melo e a patrona dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre 2022, a tradicionalista e ativista cultural Vera Aguiar, receberam a centelha e acenderam a Chama Crioula.

No final do evento, o representante do Piquete Fraternidade Gaúcha do Rio Grande do Sul, Diego Persan, e o representante do Piquete Mala de Garupa da Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, Índio Guaracy, levaram a tocha com a Chama Crioula até o Piquete dos 250 anos, onde será guarnecida, dia e noite, até 20 de setembro.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, destacou as 70 atrações durante os 20 dias de Acampamento. “Esse é um momento de afeto, em homenagem a nossa cultura, aos valores dos gaúchos”, afirma.

O Acampamento Farroupilha tem entrada gratuita de pedestres (os estacionamentos são pagos).